Ir para o conteúdo

Cuidados individuais e coletivos são apresentados ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução/Google Meet

Os aspectos ligados à saúde têm relação com outras dinâmicas sociais, envolvendo outros campos do conhecimento. Por isso, integrantes de um grupo de pesquisa sobre sustentabilidade apresentaram ao Comitê nesta quinta (30), a proposta de uma cartilha de orientação popular dos cuidados pessoais e de preservação ambiental. 

O grupo de pesquisa, orientado pelo professor Paulo Vieira, é composto por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental e do curso de Engenharia Urbana. As dicas são estruturadas em quatro eixos: água potável, esgoto, água de chuva e resíduos sólidos. As orientações são divididas entre as ações que as pessoas podem adotar dentro de casa e as que são de responsabilidade dos órgãos públicos.

Pela relação íntima com as atividades de melhoria das condições de vida, redução da proliferação de vetores e controle social, o projeto é visto como alinhado com os princípios de enfrentamento ao coronavírus. Nesse sentido, serão verificadas formas de integração do conteúdo às estratégias de orientação elaboradas pelo Comitê.

DADOS SOBRE A COVID-19 – Os dados sobre a contaminação de pessoas em 11 municípios e o total em Minas Gerais foram apresentados, mostrando que a doença continua sem controle.

Confira os dados da taxa de transmissão (R0) atualizados em 30 de julho:

Minas Gerais – 1,1056
Belo Horizonte – 1,1258
Congonhas – 1,0957
Conselheiro Lafaiete – 1,1651
Contagem – 1,1302
Itabira – 1,1535
Itabirito – 1,2268
João Monlevade – 1,1176
Mariana – 1,1905
Ouro Branco – 1,0943
Ouro Preto – 1,0956
Santa Bárbara – 1,1201

Na avaliação da Média Móvel é possível perceber que o estado está no parâmetro de estabilidade, assim como quatro das cidades analisadas. Uma apresenta tendência de queda e seis têm mostrado crescimento nos casos de infecção pela Covid-19.

print_2.png

Reprodução/Google Meet
Evolução dos casos em Minas Gerais


OUTROS ENCAMINHAMENTOS – O Comitê terminou o levantamento para a demanda de instalação de totens, bem como do volume de insumos para o abastecimento dessa estrutura. Devem ser produzidos ou adquiridos 120 suportes para a disponibilização de álcool gel nas áreas de maior circulação das unidades acadêmicas e administrativas. Nas salas e lugares mais restritos, será montada uma estrutura de abastecimento de vasilhames de uso individual ou disponibilizados em mesas e bancadas.

Também vem sendo elaborada uma forma de divulgação regular dos dados coletados no monitoramento dos municípios onde a UFOP possui mais estudantes. A intenção é facilitar o acompanhamento da situação para o planejamento da retomada das atividades presenciais, quando isso for possível.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais