skip to content

Cuidados individuais e coletivos são apresentados ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução/Google Meet

Os aspectos ligados à saúde têm relação com outras dinâmicas sociais, envolvendo outros campos do conhecimento. Por isso, integrantes de um grupo de pesquisa sobre sustentabilidade apresentaram ao Comitê nesta quinta (30), a proposta de uma cartilha de orientação popular dos cuidados pessoais e de preservação ambiental. 

O grupo de pesquisa, orientado pelo professor Paulo Vieira, é composto por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental e do curso de Engenharia Urbana. As dicas são estruturadas em quatro eixos: água potável, esgoto, água de chuva e resíduos sólidos. As orientações são divididas entre as ações que as pessoas podem adotar dentro de casa e as que são de responsabilidade dos órgãos públicos.

Pela relação íntima com as atividades de melhoria das condições de vida, redução da proliferação de vetores e controle social, o projeto é visto como alinhado com os princípios de enfrentamento ao coronavírus. Nesse sentido, serão verificadas formas de integração do conteúdo às estratégias de orientação elaboradas pelo Comitê.

DADOS SOBRE A COVID-19 – Os dados sobre a contaminação de pessoas em 11 municípios e o total em Minas Gerais foram apresentados, mostrando que a doença continua sem controle.

Confira os dados da taxa de transmissão (R0) atualizados em 30 de julho:

Minas Gerais – 1,1056
Belo Horizonte – 1,1258
Congonhas – 1,0957
Conselheiro Lafaiete – 1,1651
Contagem – 1,1302
Itabira – 1,1535
Itabirito – 1,2268
João Monlevade – 1,1176
Mariana – 1,1905
Ouro Branco – 1,0943
Ouro Preto – 1,0956
Santa Bárbara – 1,1201

Na avaliação da Média Móvel é possível perceber que o estado está no parâmetro de estabilidade, assim como quatro das cidades analisadas. Uma apresenta tendência de queda e seis têm mostrado crescimento nos casos de infecção pela Covid-19.

print_2.png

Reprodução/Google Meet
Evolução dos casos em Minas Gerais


OUTROS ENCAMINHAMENTOS – O Comitê terminou o levantamento para a demanda de instalação de totens, bem como do volume de insumos para o abastecimento dessa estrutura. Devem ser produzidos ou adquiridos 120 suportes para a disponibilização de álcool gel nas áreas de maior circulação das unidades acadêmicas e administrativas. Nas salas e lugares mais restritos, será montada uma estrutura de abastecimento de vasilhames de uso individual ou disponibilizados em mesas e bancadas.

Também vem sendo elaborada uma forma de divulgação regular dos dados coletados no monitoramento dos municípios onde a UFOP possui mais estudantes. A intenção é facilitar o acompanhamento da situação para o planejamento da retomada das atividades presenciais, quando isso for possível.

Veja também

23 Novembro 2020

O projeto de pesquisa "Percepções e perspectivas da comunidade universitária na pandemia de Covid-19: o que é importante para o...

Leia mais

20 Novembro 2020

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP tem acompanhado, nos últimos meses, o grau de disseminação da doença nos...

Leia mais

17 Novembro 2020

Uma das opções de retomada das atividades presenciais, quando houver condição de segurança, é a reativação em etapas. Em reunião,...

Leia mais

9 Novembro 2020

A complexidade e a amplitude das atividades desenvolvidas pela UFOP exigem o desenvolvimento de protocolos diferenciados para a proteção dos...

Leia mais