Ir para o conteúdo

Continuidade das avaliações e proposições marcam reunião do Comitê

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
Os pareceres solicitados ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus mostram a necessidade da definição de parâmetros para as atividades que já estão acontecendo presencialmente e para as que devem acontecer no médio prazo — o que não representa a retomada das atividades presenciais, que será organizada pela administração central quando houver condições para o restabelecimento dessas ações.
 
No entanto, a dinâmica da vida acadêmica é diversa e apresenta situações que não se encaixam no parâmetro geral. Exemplos disso são os usos de laboratórios e a necessidade de treinamentos práticos que têm relação direta com a prevenção e o combate à Covid-19.
 
Por isso, alguns pareceres do Comitê apresentam protocolos a serem seguidos em condições de necessidade urgente de uso dos espaços acadêmicos ou de concentração controlada de pessoas. Sendo necessária a atividade, são indicados os cuidados pessoais e coletivos de prevenção para evitar o risco de contaminação. 
 
Essas recomendações, entretanto, não substituem os protocolos já estabelecidos institucionalmente para avaliação de riscos e segurança, como no caso dos trabalhos de campo da pós-graduação, que têm procedimentos regulares nesse sentido, além das questões relacionadas ao novo coronavírus.
 
Ao mesmo tempo, o Protocolo de Biossegurança, que está em elaboração, passará a ser o principal parâmetro para tomada de decisões pela equipe da gestão central e pelas unidades acadêmicas.
 
Confira o Painel Covid-19 das cidades monitoradas e de Minas Gerais:
 
 
 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais