Ir para o conteúdo

Ações imediatas e futuras continuam em discussão no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Protocolo de Biossegurança, que está em fase final de elaboração, vai apontar encaminhamentos possíveis para o momento atual e para os possíveis cenários de retomada das atividades acadêmicas presenciais na UFOP.
 
Seguindo o parâmetro de propostas e estudos brasileiros e internacionais, foram propostos seis eixos de informação e orientação: 
 
Cenário atualizado;
Protocolos de ação coletiva;
Protocolos de ações Individuais;
Atividades acadêmicas;
Saúde e apoio institucional;
Classificação de etapas e ações possíveis.
 
As proposições do Comitê ainda serão discutidas com as pró-reitorias que possuem relação direta com as atividades indicadas. O documento final será submetido ao Conselho Superior e será um possível orientador para a tomada de decisões pela Reitoria.
 
PARTICIPAÇÕES - Na reunião da última quinta (24), o Comitê também recebeu outros membros da comunidade acadêmica para a definição de parâmetros de colaboração nas ações.
 
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Aquino, e farmacêutica Laboratório de Química Tecnológica e Ambiental, Ananda Sanson, participaram para discutir a produção de álcool 70% pela Universidade.
 
O Comitê vai ajudar a definir a estratégia e os pontos de distribuição do material nas áreas acadêmicas e administrativas da UFOP. Também será definido o dimensionamento dos insumos para a produção no ano que vem, quando existe a possibilidade da retomada presencial.
 
Outra participação na reunião foi a presidente da Comissão de Estratégias para o Retorno às Atividades Presenciais do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), professora Roberta Eliane Santos Froes. O objetivo da Comissão é iniciar também a definição do Plano de Retorno Seguro às Atividades Presenciais no Instituto.
 
O Protocolo de Biossegurança do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus servirá de parâmetro para a definição de estratégias no Iceb e nas demais unidades acadêmicas.
 
PARECERES - O Comitê recebeu ainda duas demandas de parecer sobre retomadas excepcionais de atividades presenciais. Em uma delas, o questionamento é sobre o retorno de uma servidora, após o período de licença-maternidade, para atuar no revezamento do atendimento presencial no Sistema de Bibliotecas e Informação. O outro pedido foi de parecer sobre o uso do espaço de estudo para um aluno da pós-graduação que necessita de melhores condições para desenvolvimento de sua pesquisa, em fase de conclusão.
 
Os pareceres, com as indicações de cuidados necessários, foram elaborados e enviados diretamente aos responsáveis, devendo ser usados como suporte para a tomada de decisão.
 
PAINEL COVID-19 - Acompanhe a taxa de transmissão e as médias móveis em Minas e nas cidades mineiras monitoradas:
 
 
 

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

15 Janeiro 2021

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais