Ir para o conteúdo

No ar: Rádio UFOP Mariana 103,5FM

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sílvio Lúcio
Com: 
Adrienne Pedrosa
A nova emissora nasce em parceria com a Rádio UFOP Educativa de Ouro Preto e terá sede no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. Ela pode ser ouvida através da faixa 103,5, em frequência modulada (FM). Ouça a primeira transmissão:
 

A reitora Cláudia Marliére ressalta a importância da autorização da criação da nova emissora em Mariana, que vem complementar a formação dos estudantes de Jornalismo e integrar os demais cursos localizados na cidade. "A rádio proporcionará a liberdade de trabalhar a educação da melhor forma possível e com qualidade. A informação é a alma da libertação, do conhecimento, da prevenção, e isso nos fortalece enquanto instituição", afirma. Inicialmente, a rádio poderá ser ouvida pelo dial em Mariana e em alguns distritos no entorno da cidade. Num futuro próximo, o ouvinte também poderá acompanhar a programação pela internet.

 

estudio_radio_ufop_mariana.jpeg

Danilo Nonato / Rádio UFOP
O estúdio da Rádio UFOP Mariana fica no Icsa
A emissora está ligada à Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP e tem como objetivo fortalecer a integração entre a Universidade e a comunidade no seu entorno. A UFOP está em Mariana desde 1979, quando foi criado o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e este é um marco para a relação entre a Instituição e o município.
 
"A Rádio UFOP Mariana se configura como uma construção coletiva. A nossa missão de produzir uma comunicação pública e de caráter educativo vai se comprovando, e a missão de fortalecer o diálogo com as nossas comunidades se consolida com a chegada da Rádio em Mariana", ressalta o coordenador da CCI, Chico Daher.
 
SISTEMA UFOP DE RÁDIO - Esta primeira transmissão marca também a criação do Sistema UFOP de Rádio, que agrega duas emissoras diferentes: a Rádio UFOP Ouro Preto, com a  frequência 106,3, e a Rádio UFOP Mariana, com a frequência 103,5.
 
Neste primeiro momento, as duas rádios terão a mesma programação, mas a ideia é que, gradualmente, cada rádio tenha mais conteúdo exclusivo e atenda melhor às especificidades de cada cidade. Segundo o controlador de operações da Roquette Pinto, Danilo Nonato, "para o futuro, a ideia é manter a unificação da programação em alguns horários e, em outros, atender a demanda de cada cidade, Ouro Preto e Mariana".
 
Nos próximos anos, outras emissoras de rádio que possam vir a ser criadas pela UFOP serão agregadas ao Sistema. Chico Daher conta que a ideia é que o sistema continue crescendo, levando a Universidade para cada vez mais cidades e pessoas, "ouvindo as vozes de nossas comunidades e também levando conhecimento que se gera. Essa troca de saberes renova o espírito do rádio, transformando-o num poderoso instrumento de inovação social". 
 
INTEGRAÇÃO - Com a criação da nova emissora, a comunidade acadêmica do Icsa e do ICHS tem a oportunidade de criar formas de divulgar o conhecimento gerado dentro de seus muros.
 
O diretor do Icsa, José Benedito Donadon Leal, comenta que os benefícios podem ir além da divulgação científica. "Uma rádio FM educadora é bem vinda porque é uma emissora que vai promover a integração não só entre os institutos da Universidade, mas com as escolas estaduais, municipais e privadas". Dessa forma, o diretor espera que a rádio integre ainda mais os institutos de Mariana e os cidadãos marianenses.
 
A cidade também tem expectativas com a chegada da emissora. O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, destaca o papel da Rádio como parceira do município. "Entendemos que, além da contribuição para cada aluno que passar pela rádio, a emissora vai trazer informações de qualidade e matérias que sejam importantes para toda nossa população. Vejo este momento como um grande ganho para a população".
 
HISTÓRICO - O processo de implantação da Rádio UFOP Mariana teve início em 2012, quando a Instituição saiu vencedora do 5° Aviso de Habilitação do então Ministério das Comunicações, publicado em dezembro de 2011, seguido da aprovação do projeto técnico. O convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi assinado em maio de 2017 e somente em abril de 2020 a emissora foi autorizada a transmitir sua programação em caráter experimental.
 
Enquanto aguardava a autorização para começar as transmissões, a equipe técnica da Rádio UFOP Ouro Preto já trabalhava para que a emissora entrasse no ar tão logo fosse possível.
 
A programação da Rádio UFOP pode ser acompanhada no site radio.ufop.br.

 

 

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais