A Editora UFOP publicou três novas obras, já disponíveis em seu site, que abordam temas das áreas da saúde, engenharia e políticas de inclusão no ensino superior.
"Atenção Domiciliar: Aspectos práticos para a formação", de Leonardo Cançado Monteiro Savassi, explora a modalidade de assistência à saúde realizada na residência do paciente. A obra apresenta a Atenção Domiciliar (AD) como uma estratégia fundamental para a humanização do cuidado e para a otimização dos recursos do sistema de saúde, tanto no âmbito público quanto privado. O livro propõe uma reflexão sobre a expansão recente desses serviços e busca apoiar a qualificação do trabalho das equipes de Atenção Primária e de Atenção Domiciliar, além de contribuir para a formação acadêmica em cuidados domiciliares.
Confira a obra.
Voltado para a área de engenharia civil e arquitetura, "Gerenciamento de Processos na Construção Civil: Estudo de caso", de Júlia Castro Mendes, André Luís Silva e Jéssica Alessandra Santos Brito, discute a aplicação de conceitos de gestão para melhorar a eficiência nos canteiros de obras. A publicação analisa desafios recorrentes do setor, como baixa produtividade, desperdícios, atrasos e estouros de orçamento, destacando a importância do planejamento e da gestão como caminhos para enfrentar esses problemas.
Confira a obra.
Já "Heteroidentificação racial para concursos públicos de professores(as) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)", de Isabela Perucci Esteves dos Santos, analisa a atuação das comissões responsáveis pela verificação da autodeclaração racial em concursos para docentes da UFOP. O livro discute a relevância desse mecanismo para a efetivação das políticas de cotas e de inclusão no ensino superior, contribuindo para o debate sobre equidade racial no acesso às universidades públicas.
Confira a obra.
Os livros estão disponíveis na aba "Teses e Dissertações" do site da Editora UFOP. As publicações integram uma série de ações desenvolvidas pela Editora UFOP e seu Conselho Editorial voltadas à popularização da ciência, à difusão da pesquisa científica produzida na Universidade e à valorização de seus pesquisadores.