Ir para o conteúdo

Filhos e filhas de mães estudantes da UFOP terão acesso aos Restaurantes Universitários

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Tiago Maia
Para que as crianças com mais de cinco anos tenham acesso às refeições nos Restaurantes Universitários (RUs), será necessário apresentar o passaporte vacinal. A resolução é válida para todos os campi da UFOP.
 
A medida surgiu a partir de diálogos realizados nos encontros do projeto Maternidade e Universidade (ManU). Em novembro de 2021, a equipe responsável pelo projeto apresentou a demanda à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), que conseguiu viabilizar a mudança. 
 
A orientadora do projeto, Camélia Penna, ressalta que ''o direito de acesso ao RU, por filhos e filhas de estudantes da UFOP, é uma conquista que potencializa a permanência das mães estudantes na UFOP e evidencia aspectos importantes sobre a pauta''.
 
Segundo a pró-reitora da Prace, Natália Lisbôa, "o acolhimento pela UFOP dessas demandas, vindas diretamente das mães da comunidade, representa um passo muito importante para a inclusão e democratização dos espaços da Universidade". 
 
Natália destacou também a relevância da medida para o cotidiano das mães e dos filhos. "A Prace entende que a inclusão dos filhos menores vai permitir a ampliação da convivência da comunidade universitária e garantir a otimização do tempo de qualidade em conjunto com as famílias". 
 
Para a estudante do curso de Pedagogia e mãe, Verônica Flaviana, o projeto ManU, assim como a medida criada, são importantes para conciliar a graduação com a maternidade. "É possível perceber a relevância desse projeto que promove acolhimento, dá apoio e faz com que nós, mães universitárias, nos sintamos incluídas nesse espaço. É uma grande conquista que reforça ainda mais a permanência das mães na Instituição."
 
No dossiê, o projeto apresenta ainda outras demandas por uma Universidade mais inclusiva para as mães. 
 
No campus de João Monlevade, o Restaurante está funcionando desde o retorno presencial. Já em Ouro Preto e Mariana a previsão de volta é a partir de 2 de maio. O valor das refeições será de R$ 5,55 para estudantes e R$ 11,11 para servidores. 
 
MANU - O Projeto Maternidade e Universidade é um grupo de acolhimento e apoio a estudantes que são mães na UFOP. Forma uma rede de apoio que busca debater questões relacionadas à maternidade. Acesse a página do ManU no Instagram para saber mais.

Veja também

17 Abril 2024

O restaurante do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, informa os horários de funcionamento. Almoço: de...

Leia mais

3 Abril 2024

A distribuição das canecas foi realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis...

Leia mais

27 Março 2024

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) organizam a distribuição de canecas...

Leia mais

8 Março 2024

Estão disponíveis os editais do primeiro semestre de 2024 para seleção de estudantes para as moradias universitárias. Os editais trazem...

Leia mais