Ir para o conteúdo
Mostra Multi
O documentário "Repúblicas e Casarões" foi coordenado pela professora Luisa Rauter Pereira (Dehis) e conta fatos de repúblicas que constituem parte da história de Ouro Preto. A produção é uma das ações presentes na II Mostra Multi.
Pensando na história e na tradição dessas moradias, a equipe realizou entrevistas com moradores das repúblicas Sparta e Rebu. O documentário trata da vida cotidiana dos moradores, fala sobre a arte produzida nas repúblicas estudantis de Ouro Preto e sobre sua cultura singular. Além disso, são abordados temas como a influência desses espaços tanto na Universidade como nos outros segmentos da cidade.
 
Charles Aguiar, um dos estudantes que fazem parte da produção do documentário, acredita que a produção “seja uma forma de levar ao debate a cultura republicana e estudantil e também a importância da universidade pública na formação sociocultural dos estudantes".
 
Ambas as repúblicas escolhidas para fazer parte do documentário construíram um legado e fazem parte da história da cidade. A república Sparta é uma das primeiras a ser fundada pelos integrantes da Escola de Minas e a Rebu é a primeira república federal feminina de Ouro Preto.
 
A gravação e a edição do documentário pretenderam adotar uma perspectiva diferenciada das produções audiovisuais, por ser realizada por historiadores em formação. "Eu acho que não tem diferença nas questões técnicas e as dificuldades são as mesmas. Talvez a diferença esteja na forma como a história vai ser contada", afirma Charles. 
 
Equipe - O documentário "Repúblicas e Casarões" foi produzido por:
Professora Luisa Rauter Pereira - História (UFOP)
Lorena Késsia - Pedagogia (UFOP)
Beatriz Aparecida - História (UFOP)
Charles Wallace - História (UFOP)
Marcos Luan - História (UFSJ)
Fidel Figueiredo - História (UFOP)
 
Acompanhe o lançamento de "Repúblicas e casarões"
 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais