Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
Tendo como foco uma leitura poética do conceito das cinco peles, de Friedensreich Hundertwasser, o grupo de pesquisa Anticorpos apresenta o média-metragem "Front.". O filme é uma das ações que serão apresentadas durante a II Mostra Multi.
 
Criado pelo artista austríaco, o conceito utilizado como base para a construção do média-metragem categoriza cinco peles, sendo elas: epiderme, roupa, casa, identidade social e natureza. Segundo o professor Éden Peretta, orientador do grupo de pesquisa, a junção entre referências teóricas e produções práticas potencializa o aprendizado das artes pelos estudantes.
 
O filme evidencia o elo entre as constantes guerras e lutas que os corpos enfrentam no contexto pandêmico. "No contexto obscuro que vivemos no país hoje, toda manhã é como se estivéssemos em guerra. Acordamos e temos que nos preparar para mais uma grande batalha para poder existir, obviamente uns com mais privilégios do que outros. Mas, sem dúvida é uma luta coletiva, por isso buscamos os nossos fronts", afirma o professor.
 
A produção audiovisual foi realizada remotamente, devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Segundo Éden, com base nas discussões sobre a temática que já vinham sendo realizadas pelo grupo, os pesquisadores geraram fotos, pequenos vídeos e textos, que eles decidiram transformar em um média-metragem para apresentação na Mostra. 
 
O GRUPO - O Anticorpos, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP, existe desde 2012 e trabalha com discussões e criações artísticas. Durante os quase dez anos de trabalho, o grupo já produziu cerca de dez ações, entre videoinstalações, performances e espetáculos. 
 
O média-metragem "Front." foi produzido pelos estudantes e colaboradores do grupo de pesquisa: Bárbara Carbogim, Cláudio Zarco, Daniela Mara, Jefferson Fernandes, Lucas Rodrigues, Marina Freire, Vina Amorim e Tatiane Andrade, sob orientação do professor Éden Peretta.
 
Conheça mais sobre o grupo em seu blog e Instagram.
 
MOSTRA - Durante a II Mostra Multi, será realizado o lançamento do filme, juntamente com uma live sobre o processo de criação do média-metragem, que contará com a participação dos realizadores do projeto. 
 
O filme estará disponível no canal da Mostra no YouTube.
 
Acompanhe o site para mais informações. 
 

Acompanhe o lançamento do média-metragem "Front":

 

 

Acesse a versão com audiodescrição:

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais