Ir para o conteúdo
Rômulo Ferreira
A segunda temporada do programa "Microconversas Artísticas", que acontece dentro da Mostra Multi da UFOP, traz oito entrevistas com artistas que falam sobre o corpo através da dança, abordando arte e política, por meio de suas biografias, trajetórias e perspectivas. A primeira temporada do projeto foi produzida em 2020 e contou com nomes de várias regiões do Brasil, como a pesquisadora Laura Quimbay, do Rio de Janeiro, e a coreógrafa Flávia Pinheiro, de Recife.
 
A segunda temporada traz entrevistas com ênfase nas práticas performáticas, manifestações artísticas e políticas produzidas pelos convidados, que falam de lugares como Rio de Janeiro, Bahia e Belo Horizonte. Entre os convidados estão o coreógrafo Davi Pontes, que participa da seção "Entre Temporada", trazendo sua elaboração do fazer dança, e a pensadora em dança Gal Martins. "Ela é uma multiartista de uma estética muito necessária e refinada, possui uma sintonia com a contemporaneidade que é muito bela e intrigante de ver", conta Vina Amorim, coorientadora e entrevistadora do projeto.
 
Os novos episódios visam dar continuidade à experiência de ir além da região de Ouro Preto. A ideia é aproveitar o momento de incursão digital para trazer artistas de outras partes do Brasil para dialogar com a cena local onde a UFOP está inserida. "Temos pensado em trazer artistas com quem o público da região possa se conectar e perceber as estratégias de sobrevivência e resistência do fazer artístico em lugares distintos", explica Vina.
 
"A dança é um espaço muito eurocêntrico. A gente tenta pensar em quem está produzindo outra dança que não seja um balé, uma hegemonia branca que não trabalha a partir de uma ordenação branca e cisgênero", analisa a coorientadora do projeto sobre a abordagem de outros pontos de vista necessários para a discussão da dança, dando espaço e voz a artistas que não possuem grande visibilidade nos meios de comunicação.
 
"Espero que com esse programa a gente consiga hospedar conteúdos de relevância e que quem se interesse possa encontrar essas entrevistas e cada vez mais aprender e ouvir essas vozes, que produzem um trabalho excelente no nosso país", finaliza a entrevistadora.
 
Todos os episódios serão disponibilizados nas redes sociais durante o período de exibição da Mostra Multi. Acompanhe a página para saber mais.
 
Participantes
Realização: Anticorpos – Investigação em dança
Coordenação: Neide das Graças Bortolini e Éden Peretta
Coorientação: Vina Amorim
Produção: Adan Costa
Edição: Pedro Henrique
Roteiro: Produção coletiva
Entrevistadora: Vina Amorim
Legendas: Produção coletiva 
 
MOSTRA MULTI - O evento acontece entre os dias 1º e 8 de outubro, virtualmente. Esta edição tem o tema "Em que bolha você vive?" e contemplará obras e eventos produzidos pela comunidade acadêmica da UFOP.
 
Acompanhe o site para mais informações.
 
Acompanhe a entrevista do Microconversas Artísticas com Davi Pontes:
 

 

Acompanhe a entrevista do Microconversas Artísticas com Iara Isidoro:

 

 

Acompanhe a entrevista do Microconversas Artísticas com Alexandre Américo:

 

 

Assista à entrevista do Microconversas Artísticas com Júnia Bertolino:

 

 

Acompanhe a entrevista do Microconversas Artísticas com Gal Martins:

 

 

Acompanhe a entrevista com Ian Habib:

 

 

Acompanhe a entrevista com Thaís Azevedo:

 

 

Acompanhe a entrevista com Renata Mara:

 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais