Criado por Matheus Santos em qui, 09/09/2021 - 15:03 | Editado por Matheus Santos há 3 anos.
A ideia do projeto "A voz dos pertencentes" é apresentar relatos dos moradores de regiões periféricas de Ouro Preto sobre as suas vozes na sociedade no período de pandemia e isolamento social. A iniciativa parte do grupo Escola de Teatro Político e Popular, projeto de extensão formado por estudantes e coordenado pelo professor do Departamento de Artes Cênicas da UFOP Ernesto Valença.
A produção do audiodocumentário foi feita por meio da coleta de entrevistas desses moradores, com apoio da Federação Associativa de Moradores de Ouro Preto (Famop). Foram realizadas, para o projeto que será apresentado na Mostra Multi, cinco entrevistas, editadas e agrupadas por temática.
O áudio, que pretende mostrar uma cidade que vai além do turismo ou do Centro Histórico, quer trazer à tona o silenciamento provocado pela sociedade e agravado pela pandemia. "Para os estudantes diretamente envolvidos, o projeto deve ser bastante impactante. O envolvimento, o conhecimento, a aproximação com uma Ouro Preto desconhecida da grande maioria dos turistas deve ampliar a visão dos demais estudantes", destaca Ernesto.
Será colocado ainda, um carro de som pelas ruas da cidade, a fim de levar o material produzido aos moradores. A expectativa é de que o projeto continue em andamento, junto à Escola de Teatro Político e Popular, e produza mais material a partir de entrevistas com os moradores.
"O projeto tem sido incrível e conto com a melhor equipe possível", conclui o professor, ressaltando a qualidade do projeto, que vem sendo realizado num contexto de pandemia, com falta de direcionamento educacional no país e com adaptação das atividades de ensino, pesquisa e extensão à modalidade virtual.