Ir para o conteúdo
Mostra Multi
Criado a partir de uma brincadeira entre mãe e filhos, o projeto "Que tal sair das redes sociais e brincar de rimar?" pretende levar a Mostra Multi ao público infantil. O projeto foi idealizado por Roberta Froes, professora do departamento de Química da UFOP, em conjunto com seus filhos, Humberto, de nove anos, e Álvaro, de seis.
 
A brincadeira de rimar, construída por meio do livro O Guaxinim Chinês, estimula a imaginação das crianças. Escrito por Roberta e seus filhos e publicado no fim de 2020, "O livro é o compilado de algumas rimas criadas numa brincadeira que fazemos juntos pra passar o tempo e distrair", conta. 
 
O "Que tal sair das redes sociais e brincar de rimar?" pretende proporcionar ao público infantil um momento de buscar e conhecer novas palavras e, com elas, novos conceitos e conhecimentos cotidianos. Ele consiste em uma forma divertida de contar mini-histórias que não precisam ter contexto fixo ou uma sequência lógica.
 
Roberta conta que a brincadeira de rimar é uma das formas de relacionar a bolha familiar com a bolha da Universidade, fazendo uma referência ao tema da II Mostra Multi — "em que bolha você vive?". "Assim como eu, muitos professores da Instituição vivem na bolha plural, correlacionando trabalho e educação dos filhos pequenos. O se desdobrar em multifunções faz com que desenvolvamos capacidades muitas vezes inimagináveis e que acabam gerando frutos positivos tanto no contexto profissional quanto no familiar e social", afirma. 
 
Roberta acredita que a participação na II Mostra Multi será um momento de interação das famílias com suas crianças, dando a oportunidade de trazer as famílias para o contexto da universidade e vice-versa. "A brincadeira de rimar pode levar as crianças a desenvolver bastante a imaginação, pois precisaram unir palavras formando frases que rimam", diz.
 
PARTICIPAÇÃO NA MOSTRA - Durante a Mostra Multi, o projeto "Que tal sair das redes sociais e brincar de rimar?" realizará uma roda de conversa para explorar a brincadeira de rimar tendo como base o livro O Guaxinim Chinês. 
 
As crianças participantes serão convidadas, junto com suas famílias, a desenvolver novas histórias para o Guaxinim, criando situações inusitadas e divertidas. Para se inscrever, basta acessar o link.
 
Realização:
 
Roberta Froes - professora orientadora
Cristina Sacramento - professora cocoordenadora
Luiza Sousa Pereira - aluna voluntária
Thayná de Carvalho Silva - aluna voluntária
Iole Mirele Sales Pereira - aluna bolsista
Alana Cristina de Oliveira Morais - aluna bolsista
 
Acompanhe o site para mais informações. 
 
Assista aos vídeos de apresentação do projeto:
 

Veja também

8 Outubro 2021

Ao longo do último dia da II Mostra Multi, a programação continua com lançamentos e palestras. O primeiro evento tem...

Leia mais

7 Outubro 2021

Em mais um dia da II Mostra Multi, as ações seguem apresentando os resultados de seus trabalhos. Entre eles, está...

Leia mais

6 Outubro 2021

Em mais um dia de programação da II Mostra Multi, o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promoverá seu...

Leia mais

5 Outubro 2021

Nesta terça (5), a II Mostra Multi apresenta mais um episódio do podcast "Para além da bolha". O projeto, produzido...

Leia mais