skip to content

Mariana recebe exposição sobre o congado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Covalski

"Paisagem Biográfica" é a exposição fotográfica sobre o Congado, feita por Leandro Moretti. O evento, que teve início no começo deste mês, tem atraído grande público ao SESI Mariana.

Leandro é empresário, mas tem no ato de fotografar uma paixão. De acordo com a amiga e expografista Dalmoni Lydijusse, Moretti frequentou uma oficina de fotografias por alguns anos, na cidade de Poços de Caldas, local onde reside. Seus trabalhos, porém, nunca tinham sido expostos. Foi aí que Dalmoni sugeriu a ideia de divulgar as fotos produzidas.

2016-07-12_paisagembiografica_ma_fernandacovalski-7.jpg

Fernanda Covalski
A exposição continua até o fim do mês.

As imagens expostas na galeria do SESI possuem, segundo a artista plástica, um grande valor cultural e de representatividade. Dalmoni, responsável por organizar a exposição na galeria de Mariana, diz que “Leandro trouxe para o presente aquilo que fazia parte da memória dele quando criança, onde frequentava festividades afro com a avó”.

O Garça, como Dalmoni se refere ao amigo, queria ver como essas pessoas, que faziam parte do Congado, se viam. Ela ainda ressalta que “o Congado costuma ser uma tradição que fica à margem, ele não faz parte do pensamento hegemônico da sociedade, mas quando o Leandro coloca isso numa galeria, ele faz com que essas pessoas se tornem o holofote principal”.

A exposição, Paisagem Biográfica - fotografias por Leandro Moretti, é mais uma das atrações do Festival de Inverno deste ano. Ela fica aberta ao público até o dia 31 desse mês no SESI de Mariana, depois vai para Ouro Preto, onde fica pelo período de um mês.

Confira toda a cobertura do Festival.