Ir para o conteúdo

Festival de Inverno da UFOP traz eventos para todas as idades no último fim de semana de programação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Gustavo Maia

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está chegando ao fim. Em seu último fim de semana, o foco da ação fica em Ouro Preto, com muito teatro e música para toda a comunidade — e é tudo gratuito!

Entre os destaques para os próximos dias está o show do cantor, compositor e ator Jáder Loures, nesta quinta-feira (27), às 19h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP. A apresentação conta com um repertório composto por canções autorais de Jáder e da MPB, incluindo clássicos de Djavan, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, entre outros

O Teatro recebe também os espetáculos teatrais "A Mulher que Bufa", na sexta, às 19h, e "Murobuchico", no sábado, às 21h.

No domingo, o Festival vai para a rua com a peça “Contos da Carochinha”, que celebra os 20 anos do Grupo Mambembe Teatro de Rua, projeto de extensão da UFOP. A apresentação vai ser às 15h, no Adro das Dores, no bairro Antônio Dias.

A programação se encerra na noite de domingo, às 20h, no Centro de Artes e Convenções, com a apresentação do Tabajara Belo Quinteto, liderado pelo professor de Música da Universidade que dá nome ao grupo.

Acesse o site do Festival e veja a programação completa.

festival_2.png

Gustavo Maia
O Grupo Mambembe, que se apresentou em Monlevade, está de volta à programação.

EXPOSIÇÕES - Nos últimos dias de Festival, continuam abertas ao público três exposições artísticas.

"Casa Própria", do artista Maurício Leonard, é exibida em Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Os trabalhos do arquiteto estrearam no dia 16 deste mês.

A Mostra Coletiva de Artes Manuais continua em exibição no Museu Casa dos Contos, apresentando obras de artesãs da cidade de Ouro Preto. Em conjunto, no mesmo local, também está disponível a exposição "Entre Epifanias e Insurgências", voltada ao tema central do festival.

As exposições ficam abertas ao público até 30 de julho.

TEMA - Depois de todos os momentos vividos nas edições anteriores do Festival de Inverno, 2023 é tempo de transformação! Este ano, o evento trouxe a provocação "E se", um movimento de reconhecimento de outras possibilidades: o que poderia ter sido? O que ainda pode ser alterado? O que temos para vivenciar? Um talvez que nos mobiliza para a vivência de momentos transformadores. Uma quebra das formas de pensar e de produzir a partir de novas perspectivas e estéticas, movimento recorrente das manifestações artísticas.

O Festival de Inverno UFOP 2023 é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, Instituto Pedra, Museu de Mariana, Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Prefeitura de João Monlevade, Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, Casa dos Contos e Canal Futura.

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais

25 Julho 2023

Chegando próximo ao fim do Festival de Inverno UFOP, continuam abertas ao público três exposições artísticas. "Casa Própria", do artista...

Leia mais