Ir para o conteúdo

Projeto de Medicina da UFOP chega a Portugal

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

No dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje (31), a Escola de Medicina da UFOP anuncia a expansão de um dos seus projetos para Portugal. Trata-se do Education Against Tobacco, Brazil (EAT - Brazil), lançado em 2016 e que agora também será realizado na Universidade NOVA, em Lisboa, Portugal. O projeto, fruto de uma iniciativa dos alunos de Medicina, já é desenvolvido em outras universidades brasileiras e será ainda implantado em países de língua portuguesa, como Guiné-Bissau e Angola.

eatfoto.png

Divulgação
Rayanna e Breno estão entre os 30 alunos da UFOP envolvidos na iniciativa.
Por meio de ações educativas, que incluem o uso de softwares e materiais previamente testados, o EAT atua no combate ao tabagismo na adolescência. Os aplicativos lançados pelo projeto já contam com mais de 300 mil downloads. Mais de 30 alunos da Escola de Medicina estão envolvidos no programa, que conta com o apoio do professor Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa.  

Breno Bernardes, aluno de Medicina que trouxe o EAT para a UFOP após mobilidade acadêmica, explica que o projeto já alcançou mais de 2000 adolescentes da região. "Agora estamos conduzindo um estudo científico randomizado para avaliar a eficácia das nossas intervenções”, completa.

A aluna Rayanna Pereira é a responsável pela expansão internacional do projeto. Ela destaca que, na Universidade NOVA em Lisboa, um grupo foi criado e que, em breve, as primeiras intervenções nas escolas serão realizadas. Rayanna explica, ainda, que a implementação do projeto deve levar em consideração “as peculiaridades dos hábitos de tabagismo em cada local”. Segundo ela, no Brasil, por exemplo, há um grande número de mulheres fumantes e a maioria delas inicia o hábito muito jovem, entre os 10 e 16 anos. 

No ano passado, o mesmo grupo de alunos lançou a versão brasileira do aplicativo Smokerface, que, a partir de uma foto, simula o processo de envelhecimento e os malefícios causados pelo cigarro. Saiba mais.

SEM TABACO - O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde que coordena as ações de prevenção e controle do câncer, e o Centro Colaborador da OMS que controla o tabaco, são responsáveis pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização. Em 2017 o tema será “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”.

Confira a entrevista de Rayanna sobre a expansão do projeto para o site do EAT (em inglês).

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais