UFOP participa do Projeto Rondon

No dia 6 de julho, uma equipe multidisciplinar composta por nove estudantes e dois professores da UFOP partiram dos campi Ouro Preto e João Monlevade para São Sebastião da Boa Vista, no Pará. O objetivo foi participar da Operação Açaí, do Projeto Rondon. Iniciado em 1967, o projeto atualmente é coordenado pelo Ministério da Defesa. O Projeto Rondo é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Após a cerimônia de abertura, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), da Marinha do Brasil, em Belém, com cortejo militar e festejos populares regionais (baião, caribó e outras danças típicas), os cerca de 300 rondonistas de 38 instituições de ensino superior partiram para os 19 municípios da operação. A UFOP, juntamente com a USP, UNIVATES e UEM embarcaram no navio "Pará" sentido Ilha de Marajó. Juntamente com a tripulação militar da embarcação estava também o pessoal da Ação Cívico Social (ACISO), estudantes e professores da área de saúde, inclusive uma estudante de Medicina da UFOP, para atendimento de comunidades ribeirinhas localizadas na calha/foz do Rio Tocantins.

No domingo, 8 de julho, a equipe da UFOP, responsável pelas atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, somando à equipe da USP, divulgou o projeto pelas ruas de São Sebastião, com um cortejo circense e musical. Ao longo dos dias e noites na conhecida "Veneza do Marajó" muitos trabalho de divulgação, preparação e realização de oficinas ocupam a agenda dos rondonistas Ufopianos. Algumas das atividades realizadas são: "Combatendo Doenças", "Farmácia Verde", "Capacitação em Conselho Tutelar", "Elaboração de Documentários a partir da História do Pará", "Amigas do Peito", "Saúde e Auto-Estima da Mulher", "Jogos Recreativos", "Processo de Formação Docente", "Por Dentro do Vestibular", "Elaboração de Projetos e Captação de Recursos", entre outras, tendo grande participação de funcionários públicos, empresários e comunidade em geral do distrito-sede e distritos, como Urucuzal e Coqueiro. Todas as noites a equipe encerra as atividades com exibição de filmes nacionais e regionais, no "Cine Açaí".

O grupo encerra as atividades no dia 20 de julho e retorna a Ouro Preto no dia 22. Segundo os participantes, para além da responsabilidade socioambiental, o Projeto Rondon, é uma "Lição de Vida e de Cidadania" e “merece um outro olhar, para além da academia, tal qual a ideologia extensionista”. A equipe agradece especialmente o apoio da ProEx, do Deali e demais departamentos e unidades da UFOP.

dsc02358.jpg

dsc02211.jpg