skip to content

UFOP realiza matrícula da primeira chamada do Sisu

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Com Barbara Torisu e Carol Antunes

Ansiedade, medo e orgulho são os sentimentos que passam por cada calouro prestes a fazer sua matrícula na UFOP. Ansiedade para conhecer tudo: a Universidade, as pessoas, a cidade barroca. Medo do desconhecido que chega. Orgulho de ser chamado para ingressar na Instituição que leva a posição 22° entre as melhores universidades do país. 

A novidade deste primeiro semestre de 2016 é a descentralização, com as matrículas ocorrendo simultaneamente nos campi de Ouro Preto (Morro do Cruzeiro), Mariana (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA) e João Monlevade (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA).

A coordenadora de Administração e Registro Acadêmico, Mariza Aparecida Costa Pena, analisa que essa situação é bem melhor, pois permite ao calouro conhecer as unidades dos seus cursos. “É uma conquista da Pró-reitoria de Graduação, reivindicada pelos campi e até pelos alunos. Então, acho que vai ser muito bom pra todo mundo”.

NOME SOCIAL - Outra novidade é que os calouros que desejam podem adotar o nome social, permitido aos estudantes transgêneros. “Isso que fizemos é uma forma de dar a esses alunos mais liberdade, que se sintam mais a vontade de se cadastrar no nome que se sentem bem, de acordo com sua identidade de gênero”, aponta Mariza.

PRIMEIRA OPÇÃO - No primeiro dia de matrículas, no campus Morro do Cruzeiro, os calouros se reuniram no Ginásio do CEDUFOP para garantir uma vaga na Universidade. Com 1.258 vagas oferecidas, distribuídas em 50 cursos, Giovana Medeiros garantiu seu lugar no curso de Química Industrial. Ela comenta que está animada para começar os estudos e relata que a UFOP foi a sua primeira opção de Universidade pelo curso ter uma boa qualificação. Já Thiago Moraes passou para Engenharia Geológica. O curso, o pioneiro do país, fez com que calouro optasse pela Instituição. 

O Pró-reitor de graduação Marcílio Freitas afirma que "a melhor coisa é a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho, e que a Universidade tem oferecido um bom curso para a comunidade", acrescentando o impacto positivo também na hora da distribuição de recursos pelo MEC. No entanto, afirmou que, realmente, "a maior alegria é formar bons profissionais, bons cidadãos para o país”, completa.
 

As matrículas da primeira chamada do SISU serão feita ainda na segunda e terça (25 e 26/01).
CONFIRA O EDITAL para saber os locais e horários das matrículas para o seu curso.

02585_img_9192_1108902775290092721.jpg

Iris Jesus
O estudante pode preencher previamente o Cadastro Geral do Candidato para facilitar a conferência dos documentos durante a matrícula

 

Veja também

15 Janeiro 2016

O levantamento das notas de corte de ampla concorrência, divulgado esta semana, pelo Ministério da Educação, coloca o curso de...

Leia mais

15 Janeiro 2016

Após ser avaliada com nota 4 pelo Inep, ficando classificada em 22º posição entre as 231 instituições de ensino superior...

Leia mais

18 Janeiro 2016

Os estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – 1ª Edição de 2016 devem ficar atentos às datas de...

Leia mais

19 Janeiro 2016

Os estudantes selecionados na 1ª Chamada deverão realizar a matrícula, na UFOP, na sexta (22), segunda (25) ou terça (26),...

Leia mais