Ir para o conteúdo

Seminário lança Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
O primeiro Seminário em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas, reunindo docentes, discentes e técnicos-administrativos no lançamento nacional da Frente UFOP em Defesa da Universidade Pública e das Expressões Democráticas, aconteceu na manhã desta terça (4), no auditório do Centro de Convenções. O projeto tem como objetivo preservar o caráter público da educação superior e a liberdade de mobilizações para que sempre exista debate dentro do ambiente acadêmico. 

A mesa do evento foi composta pela reitora da UFOP, Cláudia Marliére, pelo presidente da Associação dos Servidores da UFOP (Assufop), Sérgio Neves, pelo presidente da Associação dos Docentes da UFOP (Adufop), André Mayer, pela pró-reitora de graduação, Tânia Garbin, e pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) recém-eleita, Tamires Aquino, além do professor convidado Eduardo Condé, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante o seminário, os participantes abordaram a importância da mobilização conjunta dos segmentos da Universidade e as expectativas do futuro da educação pública no Brasil. "A gente tem que se organizar e se preparar para o que vem por aí. A conjuntura é desfavorável e o que se vislumbra é muita luta", disse Sérgio. 

A reitora Cláudia Marliére destacou a importância da educação no geral. "Nós estamos pouco mobilizados para trazer resistência. A educação é libertadora e trabalha para a democracia." 

Defesa da Educação Pública — Em reunião com bases sindicais em Brasília, 4 de dezembro foi definido como o Dia de Luta em Defesa da Educação Pública junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que também participa das mobilizações. 

Veja também

27 Julho 2023

A Associação dos Docentes da UFOP (Adufop) realiza o debate "Novo Ensino Médio: quais as consequências para o ensino superior?"...

Leia mais

4 Novembro 2022

Nesta sexta (4), a Associação dos Docentes da UFOP (Adufop) comemora 40 anos de fundação. Para celebrar a data, a...

Leia mais

16 Dezembro 2021

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop) realiza o evento "Recital Poético com Lirinha"...

Leia mais

13 Outubro 2021

A Associação de Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop) realiza na próxima quarta (20), às 17h, a live...

Leia mais