Ir para o conteúdo

UFOP inaugura Espaço Cuidar para acolhimento, amamentação e brinquedoteca

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Karla Rezende
Sala iluminada com janelas amplas e cortinas claras, estante de madeira com brinquedos e, ao lado, outra sala com poltrona. Na parede externa, ilustração infantil mostra balão com animais e nuvens coloridas.
A Universidade Federal de Ouro Preto inaugurou, nesta quinta (27), o Espaço Cuidar: Amamentação e Brinquedoteca, iniciativa do Coletivo Andorinhas em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas (Demin). O local foi criado para oferecer acolhimento, cuidado e apoio a mães, pais e responsáveis da comunidade acadêmica, garantindo condições adequadas para amamentação e permanência de crianças enquanto os responsáveis realizam atividades na Instituição. O local também tem como parceiros o programa MANU e o projeto Direitos do Consumidor e Alimentação Infantil (Diram). 
 
A professora Tatiana Barreto, do Demin, uma das coordenadoras do espaço, explica que o local atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica. "De servidores técnicos a alunos, professores e terceirizados, temos muitos casos de mães em período de lactação que não encontram um espaço adequado para amamentar ou realizar a ordenha do leite. Hoje, o Espaço Cuidar oferece uma sala de amamentação preparada para esse tipo de situação", informa.
 
Ela também destaca que a brinquedoteca atende situações recorrentes do cotidiano universitário. "Já tivemos casos de estudantes que vêm à noite para a Universidade e deixam a criança com avós ou familiares no carro para poder assistir às aulas e amamentar no intervalo. Isso não é adequado. Agora, o responsável pode trazer a criança para um ambiente equipado com brinquedos, livros, tatame e segurança, onde pode aguardar enquanto o adulto participa de uma reunião ou atividade acadêmica", completa.
 

photo_4992342953082686354_y_1.jpg

Karla Rezende
Público sentado assiste a apresentação em sala de aula escura, com tela ao fundo exibindo slide sobre ações de saúde. Uma mulher, em pé, fala perto da TV enquanto participantes observam atentamente no ambiente iluminado por luzes artificiais.
Professora Gabriela Souza relembra a trajetória de luta e união para tornar o Espaço Cuidar uma realidade
 
Durante a solenidade de inauguração, a professora Gabriela Souza, do Departamento de Ciências Biológicas (Debio) e coordenadora do Coletivo Andorinhas, relembrou a trajetória de luta e união necessária para transformar esse sonho em realidade. Ela também explicou que o uso do espaço será simples e acessível. "A proposta é que o espaço funcione por livre demanda. Teremos um termo de compromisso disponível na portaria e até três crianças podem utilizar a brinquedoteca simultaneamente".
 
Crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis
 
Segundo Gabriela, "qualquer pessoa da comunidade universitária, servidores, estudantes ou terceirizados, pode acessar o ambiente seguindo as orientações estabelecidas". Ela esclarece que é necessário lembrar que o espaço não conta com monitores, portanto, é obrigatório que pais ou responsáveis autorizados acompanhem a criança durante todo o período de uso do Espaço Cuidar.
 
A professora Tálita Nola, do Departamento de Engenharia Urbana (Deurb), mãe de uma bebê de 11 meses, esteve presente na inauguração e destacou a importância da iniciativa. "Esse projeto é muito importante. Minha filha ainda está em período de amamentação, e ter um espaço confortável, com cadeira adequada, geladeira para armazenar o leite e privacidade faz toda a diferença. Assim, eu não preciso me deslocar até minha casa, o que levaria quase 40 minutos. É um ganho enorme", comemorou.
 
A técnica administrativa da Escola de Nutrição (Enut) Poliana Lopes também celebrou a inauguração do Espaço Cuidar. "Vim conhecer o espaço e entender como será o funcionamento. Como eu e meu marido trabalhamos na UFOP, às vezes precisamos trazer nosso filho, e esse espaço será muito útil para esses momentos. Comentei sobre essa necessidade há poucos dias e fiquei muito animada quando soube da inauguração. É uma melhoria significativa para quem cuida de crianças pequenas", comentou.
 
A cerimônia contou com a presença de docentes, TAEs e alunos, da vice-reitora, Roberta Fróes, e da reitora da gestão anterior, Cláudia Marliére. Todos enalteceram a trajetória de luta para a construção desse importante espaço durante a gestão anterior e atual da UFOP. 
 
DOAÇÃO - A comunidade pode contribuir com doações de livros infantis e brinquedos para compor o acervo inicial da brinquedoteca. Itens usados, desde que em bom estado de conservação, também podem ser doados.
 

Veja também

1 Dezembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) iniciou um levantamento para identificar membros da comunidade acadêmica que possuam formação em...

Leia mais

26 Novembro 2025

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de combate e prevenção ao HIV/AIDS, o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea)...

Leia mais

25 Novembro 2025

A Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a 29ª audiência pública do biênio 2025/2026 com o objetivo de debater o...

Leia mais

24 Novembro 2025

imagem_do_whatsapp_de_2025-11-25_as_16.13.44_81da5b5e.jpg O Brasil iniciou, em 2025, de forma inédita, seu primeiro Estudo Nacional de Saúde Mental nas Universidades (Enasam-U). Com...

Leia mais