Ir para o conteúdo

RU recebe evento "Outubro Rosa na UFOP: Alimentando a Consciência"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sylvio Netto
Realizado no Restaurante Universitário do campus Morro do Cruzeiro, no último sábado (21), o evento contou com atividades como testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B e C; aferição de pressão arterial e glicemia; além de apresentações musicais, aula de forró e rodas de conversa. Durante mais de duas horas, profissionais da saúde passaram informações e conversaram com os presentes sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outros assuntos relacionados à saúde feminina.
 
A iniciativa reflete a importância da conscientização sobre a saúde da mulher e da prevenção do câncer de mama como elementos para promover o cuidado e apoio às mulheres da comunidade acadêmica. Participaram do evento estudantes, servidoras técnico-administrativas e professoras da Universidade. 
 
Para o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Máximo Martins, ao utilizar uma abordagem educativa e eficiente, esse tipo de atividade contribui para que a comunidade acadêmica se interesse mais pelo assunto. "A diversidade das atividades atingiu diferentes públicos de maneira eficaz, fornecendo informações sobre a importância da saúde da mulher e incentivando a prevenção do câncer de mama de maneira acessível e atraente", afirmou.
 
A aluna de jornalismo e monitora do projeto Forró de Ouro Maria Julia de Moura Silva sugeriu que eventos como esse aconteçam mais vezes no Restaurante Universitário, por ser um local com maior circulação de alunos, e ressaltou a importância das ações. Maria Julia também falou sobre a participação do projeto, que ofereceu uma aula de forró no evento: "A participação do projeto foi ótima. Conseguimos ter uma troca com a galera que estava no evento".
 
Os alunos do curso de Música também contribuíram com a ação do projeto Forró de Ouro, ajudando a fomentar a interação entre a comunidade acadêmica e promover o cuidado com o bem-estar e a saúde. 
 
Na terça (24), o evento será realizado no Restaurante Universitário do Icea, em João Monlevade, e no sábado (28), no Restaurante Universitário do Icsa, em Mariana. 
 
A atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Centro de Saúde da UFOP, Projeto Forró de Ouro, Programa Âmbar: Desafios e Ações em Saúde da Mulher,  Projeto Previna e Projeto Papear, Ouvir e Conscientizar (POC).
 

13705_img_6095_6648113606739476054.jpg

Sylvio Netto
Reitora Claudia Marliére com o professor Hernani Mota de Lima, durante o almoço "Alimentando a Consciência"
Reitora Claudia Marliére com o professor Hernani Mota de Lima, durante o almoço "Alimentando a Consciência"
 

Veja também

8 Fevereiro 2024

Os textos que integram a coletânea foram elaborados pelos estudantes na disciplina eletiva Medicina e Saúde Coletiva, apresentando ensaios críticos...

Leia mais

5 Fevereiro 2024

A campanha "Pode ser ELE, ELA ou ELU! Viva a alegria do Carnaval!" foi lançada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários...

Leia mais

18 Janeiro 2024

O Setor Odontológico da UFOP oferece atendimento a alunos e servidores. As vagas são disponibilizadas semanalmente e o agendamento é...

Leia mais

30 Outubro 2023

Após intensa divulgação de informações para conscientização sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, a UFOP...

Leia mais