Ir para o conteúdo

Campanha "Outubro Rosa na UFOP: Alimentando a Consciência" é finalizada com evento em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Adrielle Ferreira
Após intensa divulgação de informações para conscientização sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama, a UFOP finalizou a campanha do Outubro Rosa com o evento realizado no último sábado (28) em Mariana. As atividades realizadas foram as mesmas oferecidas em Ouro Preto e João Monlevade: testagem de HIV, sífilis, hepatite B e C; aferição de pressão arterial e glicemia; orientação para prevenção e diagnóstico do câncer de mama; e aula com o projeto Forró de Ouro.
 

5.png

Adrielle Ferreira
Projeto Forró de Ouro em participação no Outubro Rosa
 
A parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de Mariana foi destacada no evento, principalmente pelo trabalho colaborativo realizado entre a UFOP e as autoridades de saúde locais. 
 
O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Máximo Martins, frisou a importância da parceria entre a UFOP, a equipe de saúde, o Projeto Forró de Ouro e as Secretarias de Saúde demonstrando o impacto positivo que se pode alcançar com o trabalho em conjunto. "Continuaremos a promover a conscientização sobre a saúde da mulher e contamos com seu apoio contínuo".
 
Ele acrescentou que a ação fez parte da campanha "Cuidar para viver melhor! Cuidar de si para cuidar das pessoas! Cuidar de todas, todos e todes!" e que reuniu um grande número de pessoas interessadas em participar, conversar e se atentar para a relevância do assunto, que deve ser abordado não só no mês de outubro, mas durante o ano todo.
 

2.png

Adrielle Ferreira
Aferição de glicemia durante o evento
 
A aluna de Serviço Social Laura Furtado Machado comentou que a iniciativa é importante para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. "Não só estudantes, mas a comunidade marianense obtém um retorno positivo de uma universidade pública federal, que ajuda a inserir a população no contexto educacional, melhorando e incentivando a vinda dela para o contexto acadêmico".
 
Para o aluno Paulo César Santos Gouvea, do curso de Jornalismo, o evento é uma ação importante para a população, principalmente os estudantes, que às vezes esquecem como esses assuntos são essenciais. "Ter realizado testes contra ISTs, de glicose e de pressão trouxe uma oportunidade única para nós, que esquecemos de nos cuidar".  

 

Veja também

8 Fevereiro 2024

Os textos que integram a coletânea foram elaborados pelos estudantes na disciplina eletiva Medicina e Saúde Coletiva, apresentando ensaios críticos...

Leia mais

5 Fevereiro 2024

A campanha "Pode ser ELE, ELA ou ELU! Viva a alegria do Carnaval!" foi lançada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários...

Leia mais

18 Janeiro 2024

O Setor Odontológico da UFOP oferece atendimento a alunos e servidores. As vagas são disponibilizadas semanalmente e o agendamento é...

Leia mais

25 Outubro 2023

O segundo evento Outubro Rosa na UFOP: Alimentando a Consciência aconteceu na última terça (24), desta vez no RU de...

Leia mais