skip to content

Ser mulher é um orgulho!

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG UFOP
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data marcante, importante, que nos leva a refletir sobre as lutas e as conquistas advindas desde a primeira manifestação que envolveu 15 mil mulheres no dia 26 de fevereiro de 1909, em Nova York (EUA), reivindicando melhores condições de trabalho. A partir daí, foram várias conquistas, entre elas os avanços nas pautas dos direitos humanos e a própria ressignificação da mulher na sociedade.
 
Apesar dos avanços e mudanças, podemos dizer que essas questões continuam atuais, uma vez que há muito a ser feito. Lutamos por igualdade salarial, contra o feminicídio, assim como pelo protagonismo do feminismo negro e de mulheres LGBTQIAP+, entre outras pautas.
 
Trata-se de uma jornada diária e constante de vigilância para que não esqueçamos as conquistas e os direitos alcançados. Isso deve nutrir nossos pensamentos e sustentar um protagonismo que não admite o retrocesso, afinal, a palavra mulher se traduz em ser determinada, destemida, corajosa e forte. Ser mulher é um orgulho.
 
Parabéns, mulheres, pelas conquistas alcançadas. Parabéns, mulheres, pelo que são ou venham a se tornar, porque podemos ser o que desejarmos ser. Sigamos em frente, sempre unidas e resistentes, pois a jornada ainda é longa.
 
Cláudia Marliére - Reitora

Veja também

26 Abril 2021

A reunião acontece nesta terça (27), às 8h30. Assista aqui:

Leia mais

14 Abril 2021

A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, participa da mesa de abertura do "Seminário Sala de Gestão e Governança na Educação...

Leia mais

18 Março 2021

Acompanhe a 409ª reunião do Cepe nesta quinta (18), a partir das 8h30:

Leia mais

12 Março 2021

A professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima foi reconduzida ao cargo de reitora e o professor Hermínio Arias Nalini Júnior...

Leia mais