Ir para o conteúdo

Retomada e perspectivas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Imagem com a palavra Reitoria em destaque
Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos professores e aos técnicos, que contribuem para manter a Universidade Federal de Ouro Preto como uma instituição de destaque no cenário do ensino, da pesquisa, da extensão, da cultura e das inovações tecnológicas e sociais deste país. Faz-se necessária, porém, uma breve reflexão sobre 2023, para vislumbramos alguns dos possíveis cenários futuros. Foi um ano desafiador em vários aspectos, principalmente o orçamentário, mas conseguimos superar as dificuldades com bons resultados.
 
A UFOP cumpriu seus compromissos, mantendo suas contas equilibradas e realizando importantes ações que contribuíram para que nossa comunidade tivesse uma boa qualidade de vida institucional e acadêmica. Os investimentos em eficiência energética — instalação de painéis fotovoltaicos e modernização do sistema de iluminação externa dos nossos campi —, por exemplo, devem nos proporcionar uma economia anual de 596,49 MWh, o que nos dá possibilidades para um direcionamento de recursos às atividades-fim da UFOP, incluindo a assistência estudantil, e representa um avanço na pauta da sustentabilidade.
 
Outros importantes investimentos também ocorreram naquele período, como a aquisição de novos veículos — para proporcionar mais segurança às atividades administrativas e acadêmicas —, mobiliários, equipamentos de laboratório e computadores, entre outros. Enfim, um conjunto de ações que nos permitem uma retomada mais confortável agora em 2024.
 
Avançamos também na intensificação de campanhas institucionais com o objetivo de combater as desigualdades e o preconceito em todas as suas versões, buscando fortalecer o pertencimento e a inclusão social. De igual maneira, enfrentamos a questão da saúde mental, trabalhando sistematicamente o tema, traduzido na campanha "Saúde e Bem-estar: cuidar para viver melhor".
 
Visando também a inclusão, instalamos banheiros não binários e fraldários em todos os campi, instituímos a bolsa-amamentação e incentivamos a participação da mulher na pesquisa, por meio de edital próprio, assim como buscamos divulgar a Ouvidoria Feminina, que vem cumprindo papel substantivo nas ações de combate ao assédio. Aliás, devemos destacar que a nossa Ouvidoria recebeu premiação do Ministério da Educação, ficando em primeiro lugar no Concurso Boas Práticas, na categoria "Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria".
 
É importante lembrar também que a UFOP está entre as 13 instituições brasileiras reconhecidas pela contribuição de maior impacto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando-se no ODS 5, relativo à igualdade de gênero. Recebeu também o prêmio Capes-Elsevier em função do número de produções científicas nessa temática. Como falado na ocasião, igualdade de gênero não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um compromisso constante com a justiça, a diversidade e a inclusão.
 
Em 2024, contudo, a questão orçamentária continua sendo uma barreira a ser suplantada, o que nos demandará uma forte articulação com a classe política e o próprio governo federal. Isso porque, como já posto pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o orçamento aprovado para as IFES no próximo exercício está menor em R$ 310,3 milhões, quando comparado ao de 2023. A Lei Orçamentária Anual (LOA), no entanto, ainda não foi sancionada pelo presidente da República.
 
Mas temos que ter esperança, uma vez que o país está retomando seu crescimento, e a universidade pública tem papel fundamental nesse processo. Hoje, por exemplo, as pesquisas feitas pelas IFES contribuem para o bom desempenho da agricultura, da indústria, do comércio, na formatação de políticas públicas e nas tecnologias sociais, entre outros segmentos da sociedade. Destaca-se também o elenco de professores e profissionais qualificados que são absorvidos por nossas escolas e pelo mercado de trabalho. Precisamos, dessa forma, de contrapartidas para continuarmos cumprindo nossa missão com dignidade e excelência.
 
Assim, queremos dar as boas-vindas a todas as pessoas que aqui se encontram, reforçando o nosso otimismo e buscando a superação dos desafios projetados para este ano que se inicia. Vamos em frente, com determinação e colaboração, pois, conforme nosso lema para 2024, os esforços podem até ser individuais, mas as conquistas devem ser coletivas.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Herminio Nalini Júnior – Vice-reitor

Veja também

1 Abril 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público seu posicionamento em relação ao uso de veículos...

Leia mais

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais