Ir para o conteúdo

Nota de apoio ao PIBID

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Matheus Marques
Diante da possibilidade de cortes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e até mesmo de sua extinção, a Administração Central da UFOP vem manifestar-se em defesa da continuidade do Programa. 
 
O PIBID é, certamente, o programa de apoio à formação docente que mais impacta a qualidade da formação de professores no Brasil. Com o programa, os estudantes dos cursos de licenciatura são diretamente inseridos no contexto escolar, vivenciando um conjunto de práticas de alto valor formativo. 
 
As atividades são realizadas sob atenta supervisão de docentes mais experientes da educação básica e com orientação dos professores na Universidade. Por meio do PIBID, as universidades e as escolas se aproximam e buscam articular teoria e prática de maneira eficaz, enriquecendo a experiência formativa dos estudantes e produzindo conhecimentos contextualizados sobre a docência e a prática pedagógica. Do mesmo modo, constata-se que as práticas nas escolas são renovadas e já se comprova o impacto positivo das atividades do PIBID na aprendizagem dos estudantes. 
 
Na UFOP, as atividades do PIBID tiveram início em 2009 e, atualmente, conta-se com 221 bolsistas de iniciação, 42 supervisores, 17 coordenadores de área, dois coordenadores de gestão de processos educacionais e um coordenador institucional. Todos os cursos de licenciatura da Instituição estão fortemente envolvidos com o Programa, desenvolvendo atividades em 24 escolas da região dos Inconfidentes. 
 
Entendemos o momento atual da economia brasileira e a necessidade de ajustes no orçamento da União; contudo não acreditamos que tal ajuste deva atingir programas estruturantes para o desenvolvimento da soberania nacional, que passa necessariamente pela melhor formação de nossos professores e pelo acesso amplo e irrestrito à educação de qualidade.
 
Envidaremos todos os esforços para garantir a continuidade desse importante Programa. 
 
Marcone Jamilson Freitas Souza - reitor
Célia Maria Fernandes Nunes - vice-reitora

Veja também

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais