Ir para o conteúdo

Manifestação sobre Ofício-Circular do MEC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em razão do Ofício-Circular do MEC enviado às Instituições Federais de Ensino Superior a respeito das despesas oriundas da folha de pagamento de pessoal (ativos e inativos, incluindo benefícios e encargos de servidores e empregados públicos), bem como sobre os limites para o provimento de cargos autorizados no Banco de Professor Equivalente e no Quadro de Referência de Servidores Técnico-Administrativos em Educação para o exercício de 2020, reforçando que os atos referentes a despesas de pessoal praticados acima dos limites orçamentários estabelecidos serão considerados nulos, a Administração Superior da UFOP faz as seguintes recomendações e esclarecimentos:
 
1 )Apesar de o documento do MEC informar que as universidades não devem realizar os provimentos e as movimentações de pessoal, é importante esclarecer que todas as ações relativas a estes processos — tais como contratações e progressões funcionais da Universidade — estão lastreadas nas leis que regem as carreiras do Ensino Público.
 
2) Estas alterações só podem ocorrer por força de uma mudança na legislação vigente.
 
3) Os servidores/as não devem deixar de protocolar os pedidos de progressão funcional, ou qualquer outro relativo a direitos adquiridos, preservando o tempo do período aquisitivo e o regular processamento da avaliação de desempenho no desenvolvimento da carreira.
 
4) Os processos seletivos, cujos resultados foram divulgados, não se encontram suspensos; a nomeação dos aprovados ocorre regularmente, conforme planejamento para o ano de 2020.
 
5) No que diz respeito ao pagamento de pessoal, é importante informar que este processo é de responsabilidade do Ministério da Economia.
 
Diante do exposto, a Administração Superior manifesta sua defesa pelos direitos adquiridos dos servidores e busca garantir a qualidade e bom funcionamento da Universidade. Para tanto, vem participando de discussões cm a Associação Nacional dos Reitores (Andifes), os fóruns de Pró-Reitores e os sindicatos das categorias, envidando os esforços necessários para o equacionamento da situação.
 
Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini – Vice-reitor

Veja também

9 Janeiro 2023

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) divulgou uma nota de repúdio aos...

Leia mais

4 Outubro 2022

O I Seminário Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das...

Leia mais

24 Junho 2022

Confira a nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes): Hoje, 24 de junho, foram...

Leia mais

9 Junho 2022

A Universidade Federal de Ouro Preto, somando-se às vozes das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), reafirma sua preocupação...

Leia mais