Ir para o conteúdo

Desafios para o segundo semestre

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Todo início de semestre letivo é cercado por expectativas e desafios. Iniciar 2019.2, porém, mostra a exacerbação de tais atributos, uma vez que temos a incerteza como um dos principais ingredientes deste cenário, a partir dos bloqueios implementados no nosso orçamento ao longo do primeiro semestre, assim como pelas discussões acerca do futuro de nossas Instituições Federais de Ensino Superior.
 
Do ponto de vista orçamentário, podemos dizer que tivemos condições de iniciar o semestre, garantindo as atividades relativas ao mês de agosto, a partir dos limites liberados até o momento, mas que não serão suficientes para arcar com todas as demandas. O bloqueio realizado no início do mês de maio ainda persiste no nosso orçamento.
 
Além disso, a UFOP ainda não tem informações acerca do orçamento destinado para o ano de 2020, que comporá o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Somente assim é que teremos os elementos necessários para definirmos os próximos passos a serem dados por nossa Instituição, na perspectiva de um planejamento de médio prazo.
 
Paralela a esta questão, ocorrem as discussões sobre o Projeto Future-se, delineado pelo Governo Federal, como uma proposta de modernização das IFES. As universidades vêm se debruçando sobre o tema para se posicionarem, considerando que, em caso de aprovação pelo Congresso Nacional, existe ainda a prerrogativa de as Instituições aderirem ou não à proposta.
 
Na UFOP, como noticiado ao longo do semestre passado, o Conselho Universitário instituiu uma comissão para avaliar o Future-se. O resultado desta avaliação será discutido pelo CUNI e comunidade acadêmica, que nortearão os caminhos a serem trilhados pela Universidade.
 
Iniciamos o semestre em meio a incertezas, mas adiantamos a nossa certeza em continuar como uma universidade forte, autônoma, capaz de propiciar um ensino público de qualidade, a inserção social e uma pesquisa de ponta com inovações sociais e tecnológicas, visando, sobretudo, a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, e contribuindo para proporcionar um desenvolvimento justo e soberano de nosso país.
 
Bem-vindos!
 
Cláudia Marliére – Reitora
 
Hermínio Arias Nalini – Vice-reitor

Veja também

1 Abril 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público seu posicionamento em relação ao uso de veículos...

Leia mais

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais