Ir para o conteúdo

Cerimônia celebra a recondução da reitora e vice-reitor da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Elias Figueiredo / TV UFOP
A professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima foi reconduzida ao cargo de reitora e o professor Hermínio Arias Nalini Júnior ao cargo de vice-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para o período de 2021 a 2024. Na mesma sessão solene do Conselho Universitário (Cuni), realizada nesta quinta (11), tomaram posse pró-reitores, pró-reitores adjuntos, chefia de Gabinete e coordenadores de setor.  
 
Além dos dois empossados, a mesa de honra contou apenas com a participação presencial do professor José Benedito Donadon Leal, que é decano do Conselho Universitário da UFOP. Os demais integrantes e empossados participaram de forma remota. O formato foi definido para atender aos protocolos de saúde necessários ao combate do novo coronavírus. No início da solenidade, foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19. 
 

posse_reitora_2021_2.png

Elias Figueiredo / TV UFOP
Reitora e vice-reitor foram reconduzidos na última quinta (11)
O evento foi transmitido pelo YouTube, para que toda a comunidade acadêmica pudesse acompanhar. 
 
"Professora Cláudia, professor Hermínio, ufa! A democracia triunfou!". Assim proclamou em discurso o decano do Cuni, professor José Benedito Donadon Leal, dando início à solenidade na mesa presencial. Donadon não deixou de externar sua preocupação com a situação da Universidade em tempos de pandemia, afirmando que a democracia apostou na recondução de uma gestão que valoriza "o patrimônio, a herança histórica e o patrimônio científico que é a Universidade". 
 
"É hora de investirmos na infraestrutura que mais falta no país, a das ideias. Aplaudo a comunidade universitária ufopiana pela lição de democracia que foi a escolha de seus dirigentes. O que esperamos dessa nova gestão da professora Cláudia e do professor Herminio? A Universidade espera planejamento estratégico, para que no futuro próximo possamos executar o banco de projetos integralmente, para entregar ao Brasil a tão sonhada autonomia científica", destacou Donadon. 
 
O vice-reitor reconduzido, Hermínio Nalini recordou como foi a primeira gestão com a professora Cláudia e declarou projeções futuras: "Acreditamos na universidade como motor do desenvolvimento social e econômico da sociedade. Buscaremos contemplar políticas setoriais importantes, envolvendo ensino, tanto na graduação como na pós, pesquisa e inovação, extensão e cultura, internacionalização, infraestrutura e o bem-estar das pessoas". 
 
Em sintonia com o discurso do vice-reitor, a reitora Cláudia Marliére encerrou a cerimônia de recondução apontando o desafio à frente: "a forma de operar universidade e educação não é mais a mesma. Temos vantagens e desvantagens a extrair. Há quatro anos dissemos que as pessoas seriam o centro da nossa gestão, acredito que fomos bem sucedidos pelo apoio que tivemos na recondução. Tenho orgulho de representar uma comunidade tão vibrante como a nossa". 
 
A reitora agradeceu à equipe de trabalho e finalizou com um apelo à solidariedade coletiva, externando seu apoio a todas as famílias e vítimas da Covid-19.
 
ADMINISTRAÇÃO CENTRAL - A cerimônia foi encerrada com a posse remota de pró-reitores, pró-reitores adjuntos, chefia de Gabinete e coordenadores de setores da Universidade. Muitos dos nomes já compunham a gestão anterior. Conheça a equipe.

 

Veja também

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais