Criado por Administrator em ter, 29/11/2011 - 11:24
Os professores universitários do campo da Museologia, reunidos no IV Encontro de sua Rede de Professores, debatem hoje na Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul a proposta de um currículo mínimo para nortear os 14 cursos existentes e para os novos cursos a serem criados.
A proposta partiu de um Grupo de Trabalho composto pelos professores Ana Cristina Audebert e Gilson Antônio Nunes do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Carlos Costa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); e Elizabete Mendonça da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O Grupo de Trabalho produziu a proposta em reuniões no Departamento de Museologia da UFOP no final de julho deste ano referenciado no perfil sobre os cursos de graduação de Museologia brasileiros, mediante análise dos projetos pedagógicos de cada curso.
O Estudo propõe um currículo cujas disciplinas da área de museologia correspondem a 62,3% dos componentes curriculares, o que equivale a 1440 horas/aula, enquanto de área afins chegam a 37,7%, ou seja, 870 horas/aula. As disciplinas optativas e as atividades curriculares complementares chegam a 390 e 150 horas/aula respectivamente. A carga horária total chega a 2850 horas/aula.
Informações sobre a Rede dos Professores do Campo da Museologia estão disponíveis no site do Departamento de Museologia da EM: www.museologia.ufop.br.



Ouvidoria




