
Criado por Lucas Menezes em seg, 11/08/2025 - 09:09 | Editado por Lígia Souza há 3 meses.
Com o objetivo de auxiliar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) na elaboração de editais de seleção de fácil compreensão, objetivos e em conformidade com as normas vigentes, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) elaborou o Manual de Instruções para Elaboração dos Editais de Seleção da Pós-Graduação Stricto Sensu. O documento é resultado do trabalho criterioso das servidoras técnico-administrativas em educação (TAEs) Ludimilla Thaís Alves e Luiza Ferreira Alves de Brito, da Coordenadoria de Pós-Graduação (CPOS/Proppi).
O manual foi desenvolvido para coordenadores, secretários e membros das comissões de seleção, funcionando como um guia fundamental para a elaboração de editais que entreguem maior clareza, equidade e e eficiência, tendo em vista a padronização dos processos seletivos dos PPGs da UFOP.
Apesar de alguns programas já contarem com modelos de editais consolidados, a pró-reitora da Proppi, Paula Cristina Cardoso Mendonça, reforça a importância da leitura completa do documento. "É importante que haja cada vez mais adesão dos PPGs para que eles sigam uma mesma normativa em seus processos seletivos. É como um direcionamento do que é prioritário nessas seleções, claro, considerando que cada PPG tem suas particularidades, que variam em função das áreas de conhecimento, mas que também têm características em comum", destaca.
O manual detalha, passo a passo, os elementos que devem compor um edital, desde a introdução e apresentação até os critérios de desempate e cronograma, além de trazer orientações sobre o uso do Sistema de Gestão dos Processos Seletivos da Pós-Graduação (PSPG), ferramenta que vem sendo implementada para digitalizar e organizar as etapas do processo seletivo. São abordadas ainda as exigências legais relativas à reserva de vagas para ações afirmativas, à política de incentivo à qualificação dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), à validação documental e ao tratamento de casos específicos, como de candidatos estrangeiros, por exemplo, reforçando o compromisso da UFOP com políticas inclusivas.
Além das orientações técnicas, o manual também prevê a revisão prévia e conjunta dos documentos com a CPOS/Proppi. Esse processo colaborativo permite esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e adaptar os editais às normas vigentes e às particularidades de cada programa.
A versão mais recente do manual pode ser acessada diretamente no site da Proppi.



Ouvidoria




