Ir para o conteúdo

Pós em Filosofia oferece cursos de "Naturalismo e Normatividade" e "Filosofias de Schelling"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia oferece dois cursos de curta duração destinados a alunos da UFOP e de outras instituições de ensino. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via e-mail, pelo endereço posgraduacao@ufop.br, ou presencialmente, na secretaria do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), na Rua Coronel Alves, 55, Centro, Ouro Preto. 

FILOSOFIA DE SCHELLING — O curso "Filosofias de Schelling" será ministrado pelo doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gabriel A. Assumpção, e acontecerá de 14 a 16 de maio, na sala 12 do IFAC.

A ementa do curso consiste na apresentação das filosofias de Friedrich W. J. Schelling. Serão abordadas as Filosofias da Natureza e da Arte, que são as duas áreas em que se encontram algumas das mais ricas intuições do filósofo, com destaque para a concepção de processo criativo. 

NATURALISMO E NORMATIVIDADE — O curso sobre "Naturalismo e Normatividade" será ministrado inteiramente em inglês pelo professor doutor e colaborador da UFOP, especialista em epistemologia, ética, metaética e filosofia da religião, Luis Oliveira. As aulas acontecerão sempre às segundas e terças, no período da manhã, com carga horária de 30h. São oferecidas 20 vagas no total. 

Abordando o "Naturalismo metaético" e alguns de seus pontos fortes e fracos, a ementa, que pode ser acessada pelo link, traz textos primários da filosofia analítica contemporânea, com foco na análise conceitual do discurso ético e na avaliação lógica de vários argumentos. Haverá avaliação da compreensão de leitura dos alunos com base em um projeto de redação final. Os textos que serão estudados estarão disponíveis antecipadamente em PDF, e é necessário que os alunos tenham capacidade de leitura, escrita, fala e compreensão oral em inglês. 

Para se inscrever, são necessários: ficha de inscrição disponível no link; cópia do diploma ou certificado de conclusão de graduação, do histórico escolar, do currículo, do RG e do CPF; carta de justificativa de escolha do curso/disciplina. 

Para mais informações sobre os cursos, entre em contato com o PPG Filosofia pelo telefone (31) 3559-1732.

Veja também

8 Abril 2024

São duas vagas, uma para a área de concentração de Térmica e Fluidos e outra para a área de concentração...

Leia mais

3 Abril 2024

Orientada pelo professor Diogo Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, a estudante Érica Cristina Alves Ouverney foi selecionada...

Leia mais

1 Abril 2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) da UFOP abre inscrições para seleção extra do...

Leia mais

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais