Ir para o conteúdo

Pós em Ciências Biológicas comemora 100ª tese e menção honrosa recebida por doutorando

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (CBIOL), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), completa 20 anos com duas conquistas recentes: a menção honrosa recebida por um doutorando e a defesa da 100ª tese do programa. 
 
O doutorando Thalles de Freitas Castro recebeu menção honrosa na XXXII Reunião Anual da FeSBE pelo projeto intitulado “Efeitos da associação entre uma dieta materna com restrição proteica e a exposição à fumaça de cigarro na organogênese pulmonar da prole de camundongos C57BL/6”. A pesquisa, que tem o objetivo de avaliar os efeitos dessa associação na organogênese pulmonar da prole de camundongos C57BL/6. 
 
O aluno é orientado pelo professor Frank Silva Bezerra, do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI), e o estudo conta com os seguintes autores: doutora Natália Alves de Matos, professora Sílvia Dantas Cangussú, professor Rodrigo Cunha Alvim de Menezes e o professor Frank Silva Bezerra.
 
CENTÉSIMA TESE DEFENDIDA DO CBIOL - A tese de número 100 é intitulada “Efeitos da casca de jabuticaba (Myrciaria cauliflora) sobre fatores relacionados à patogenia da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica em ratos”.
 
O objetivo do estudo é avaliar os efeitos do consumo da casca de jabuticaba na forma de farinha sobre a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NAFLD) e os fatores envolvidos na sua patogênese em ratos alimentados com uma dieta hiperlipídica. Os dados encontrados sugerem que a casca de jabuticaba pode representar uma estratégia dietética viável para a prevenção e tratamento da NAFLD.
 
A tese foi defendida pela aluna Nara Nunes Lage, orientada pela professora Maria Lucia Pedrosa, na última quinta (25), no prédio do Nupeb.

Veja também

8 Abril 2024

São duas vagas, uma para a área de concentração de Térmica e Fluidos e outra para a área de concentração...

Leia mais

3 Abril 2024

Orientada pelo professor Diogo Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, a estudante Érica Cristina Alves Ouverney foi selecionada...

Leia mais

1 Abril 2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) da UFOP abre inscrições para seleção extra do...

Leia mais

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais