Ir para o conteúdo

Aluno da pós em Ciência da Computação ganha prêmio de melhor trabalho em evento internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O aluno Felipe Novaes Caldas, orientado pelo professor Alexandre Xavier Martins, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), foi o vencedor na categoria Best Paper Award, da área Artificial Intelligence and Decision Support Systems, da edição 2018 da 20th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS). O evento foi realizado de 21 a 24 de março de 2018, em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal.
 
Com o título Proposed Solutions to the Tripper Car Positioning Problem, o trabalho propõe novas metodologias para a resolução do problema de movimentação e posicionamento de carros tripper, equipamentos que integram o processo de mineração em uma indústria mineradora. 
 
Na indústria mineradora, onde foi realizado o estudo de caso, a operação dos carros  tripper é feita manualmente por um operador por meio de observação direta do processo e atuação local, porém o operador não consegue avaliar todo o processo, o que pode causar pausas na produção e a falta de minério.
 
A metodologia consistiu em desenvolver uma programação matemática para otimizar a movimentação do carro tripper a fim de impedir que os silos, reservatórios de minério, fiquem vazios durante o processo. Além disso, foram desenvolvidas também duas estratégias de solução: uma baseada em programação dinâmica e a outra em programação linear inteira mista.
 
Felipe disse que o prêmio "foi definitivamente uma surpresa agradável e inesperada. Apesar de ter desenvolvido um trabalho bem fundamentado e original, não esperava ser contemplado naquela ocasião como melhor artigo. Afinal, havia ali muitos trabalhos excelentes de todos os lugares do mundo".
 
Segundo o professor Alexandre, o estudo é relevante para a "formação de mão de obra qualificada na área de estudo (Pesquisa Operacional - Otimização). Além disso, o trabalho é aplicado num problema real de uma grande empresa, o que mostra o poder das ferramentas utilizadas e também a capacidade das universidades de resolverem problemas complexos e reais".
 
No mesmo evento, também foram finalistas em premiações concedidas a estudantes (Best Student Paper Award) os mestrandos Roberto Dias Aquino, orientado pelo professor Marcone Jamilson Freitas Souza, com o trabalho A Variable Neighborhood Search Algorithm for the Long-Term Preventive Maintenance Scheduling Problem, finalista na área Artificial Intelligence and Decision Support Systems, e Maurício da Silva, orientado pelo professor Ricardo Rabelo, com o trabalho Temporal Evolution of Vehicular Network Simulators: Challenges and Perspectives, finalista na área Software Agents and Internet Computing.

Veja também

8 Abril 2024

São duas vagas, uma para a área de concentração de Térmica e Fluidos e outra para a área de concentração...

Leia mais

3 Abril 2024

Orientada pelo professor Diogo Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, a estudante Érica Cristina Alves Ouverney foi selecionada...

Leia mais

1 Abril 2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) da UFOP abre inscrições para seleção extra do...

Leia mais

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais