Ir para o conteúdo

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Em 2021, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) terá suas ações expandidas ao longo do mês de outubro. Nesse período, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizará uma série de ações on-line para envolver a comunidade no debate sobre a ciência.
 
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra, conta que a ideia é, ao longo do mês, mobilizar a comunidade acadêmica, incluindo escolas e organizações civis que atuam em parceria com a UFOP, principalmente nas cidades onde a Universidade está. "Queremos fortalecer o compromisso institucional com a popularização da ciência de forma interativa, interdisciplinar e transdisciplinar, bem como proporcionar aos participantes uma oportunidade de ampliação dos conhecimentos e do reconhecimento dos grandes avanços científicos e de toda a tecnologia que está 'por trás' da nossa vida cotidiana", afirma.
 
Para Renata, o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações é uma oportunidade de mostrar para a sociedade um pouco do que a UFOP faz: "Uma série de conteúdos gravados inéditos serão lançados, e, com nossa programação, a UFOP mobiliza seus professores, alunos e funcionários para mostrar e discutir ciência e tecnologia com a sociedade. Todos estão convidados a participar".
 
As ações da UFOP incluem boletins com informações sobre pesquisas relacionadas ao tema desta edição, "a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta". 
 
DIA C - O Dia C da Ciência é uma iniciativa nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e visa desenvolver atividades em escolas, espaços públicos e espaços dentro das instituições.
 
Neste ano, o Dia C será na quarta-feira (6).
 
SNCT - A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.
 
A SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.
 
TEMA - Neste ano, o tema da comemoração é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta".
 
Os debates sobre temas e ações transversais não são novidade no meio da ciência, da tecnologia e das inovações (CT&I), nem se restringem a um ou outro campo do conhecimento. Cada vez mais se reconhece a transversalidade como atributo fundamental, efetivo e atual nas agendas voltadas ao desenvolvimento equitativo e sustentável. Assim como no caso da pandemia de Covid-19, a superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais depende de ações que considerem os avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento e que sejam capazes de integrá-los e otimizá-los em benefício da humanidade e do planeta.
 
Diversos documentos e acordos internacionais consideram a transversalidade como um meio estratégico para o alcance dos grandes desafios deste século. Um exemplo de percepção global do papel fundamental da transversalidade é a Agenda 2030, acordada por 193 países em 2015, por ocasião da realização da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O Brasil é um dos países signatários do documento intitulado "Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Nesse compromisso comum, a transversalidade é reforçada por sua afirmação como uma "declaração global de interdependência".
 
 
A UFOP participa da semana com a apresentação de pesquisas desenvolvidas pela Universidade que atendem às metas da ‘Agenda 2030’. Confira os detalhes nos boletins da TV UFOP: 

 

 

 

 

 

Veja também

30 Junho 2023

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Propem) informa que o prazo de inscrição para o mestrado em Engenharia Mecânica...

Leia mais

1 Novembro 2022

A discente Rosângela Márcia e seu orientador, o professor Hércules Tolêdo, apresentarão a primeira tese do doutorado do Programa de...

Leia mais

19 Agosto 2022

Por meio de videoconferência, a mestranda Maryana de Fátima Fonseca Santos defenderá seu trabalho intitulado "O Ensino de Ciências a...

Leia mais

10 Novembro 2021

O professor do Departamento de Computação e Sistemas (Decsi) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Samuel Souza Brito recebeu...

Leia mais