Ir para o conteúdo

UFOP sedia o XIII Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Felipe Rayann

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebe até esta quarta-feira (17) o XIII Historicidades dos Processos Comunicacionais: Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros. Coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (Giro), com apoio do Cultura Fotográfica, o evento reúne cerca de 21 grupos de pesquisa de diversas instituições de todo o país.

Reunindo pesquisadores e docentes, o momento é uma oportunidade para se discutir propostas de reflexão, temas pertinentes ao redor das relações comunicacionais e apresentação de trabalhos.

O evento, segundo o organizador e professor do Departamento de Jornalismo da UFOP, Fred Tavares, "tenta pensar o tempo social como uma questão que atravessa as pesquisas de comunicação e como a comunicação lida com essas questões de forma específica".

historicidades.png

Felipe Rayann
O encontro continua até quarta-feira (17).

Para o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP (PPGCom) Eduardo Viana, o encontro foi uma oportunidade para entender um pouco mais sobre a proposta do próprio programa de graduação em comunicação da UFOP. "O meu projeto conversa muito com a proposta do encontro no que diz respeito ao entendimento de memória, espaço e temporalidade. Para mim, é interessante participar porque consigo ter noção de outras perspectivas sobre historicidade e tempo e da discussão de como o tempo atravessa a história e cria marcas na comunicação", conta.

REDE - O Historicidades é uma rede de pesquisa que surgiu em 2015, vinda do anseio de dez instituições de discutir e exercitar a compreensão dos processos comunicacionais. Atualmente a iniciativa conta com 20 instituições de ensino de todo o país, contando universidades e grupos de pesquisa.

A XIII edição é a segunda sediada na UFOP, que participa desde 2017. Com uma estimativa de participação de 60 a 80 participantes, o encontro é a prova do crescimento da rede e da ampliação da relevância da discussão.

Como resultado das discussões e do trabalho feito pelas universidades envolvidas, a iniciativa publica anualmente livros e dossiês, onde autores e pesquisadores, através de parcerias, conseguem expor todo o conteúdo compreendido nessas provocações.

Os trabalhos do Historicidade estão disponíveis no site.

Confira a programação do evento.

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais