Ir para o conteúdo

UFOP é selecionada para atuar como Unidade Embrapii

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print do site da Embrapii
 
A UFOP foi credenciada para atuar na área de "Mineração Sustentável", que contempla de forma ampla os projetos da Escola de Minas. A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) atua junto ao MEC e disponibiliza recursos financeiros para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com as indústrias. 
 
A Unidade Embrapii na UFOP foi nomeada "Sustentabilidade da Mineração". Para a candidatura da Universidade, foram apresentadas as linhas de pesquisa, os docentes envolvidos e o parque de laboratórios, evidenciando o potencial para receber apoio financeiro. Com a aprovação e o recebimento dos recursos, a Universidade vai poder desenvolver projetos que garantam a sustentabilidade da mineração, por exemplo com o reaproveitamento de rejeitos e a minimização de impactos ambientais.
 
A Unidade Sustentabilidade da Mineração atuará em três linhas de pesquisa: (1) Operação Sustentável de Mina; (2) Processos Sustentáveis na Mineração; e (3) Tratamento e Manejo Sustentável de Resíduos na Mineração. De acordo com o responsável pela coordenação do projeto na UFOP, professor José Aurélio, do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), essas vertentes de pesquisa visam propiciar uma relação de confiança entre o setor mineral e a sociedade por meio de atividades de PD&I. Ele também destaca que a parceria com a Embrapii ajuda na sintonização dos pesquisadores com a transformação dos resultados originais, frutos de trabalhos em bancada, em produtos de uso efetivo pela sociedade.
 
O credenciamento da UFOP como Unidade Embrapii também permite que alunos de graduação e pós-graduação aprendam, de forma prática, a aplicação dos projetos de pesquisa na indústria. Além disso, o projeto possibilita o desenvolvimento de habilidades, como persuasão e negociação, gerenciamento de projetos, comunicação e liderança.
 
José Aurélio comenta que a parceria "será um ganho interessante na dinâmica de transformar as descobertas científicas e tecnológicas da UFOP em produtos vendáveis, a título de patentes, royalties e licenciamento. Paralelamente, visando à perenização dos ganhos, haverá esforço, a partir do treinamento de discentes alocados nos projetos, de geração de recursos humanos tarimbados para a gestão da inovação nas universidades, centros de pesquisa e empresas com escopo na inovação", relata.
 
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Renata Guerra, acrescenta que "a Unidade Embrapii UFOP é o melhor exemplo do modelo da Triple Helix de inovação tecnológica, de interação universidade–empresa–governo. A inovação tecnológica promove o desenvolvimento econômico e social, que por sua vez é uma consequência natural da pesquisa científica e tecnológica. E especificamente neste caso, irá explorar e avançar nas pesquisas na área de Mineração, em que experiência da UFOP é referência nacional e internacional".
 
O também professor do Demin, Hernani Lima, fala sobre as perspectivas da Unidade na UFOP: "Existe uma série de projetos adiantados para a indústria da mineração e esperamos que no futuro tenhamos muitos trabalhos. Isso é muito importante para nós da Escola de Minas e para a Universidade. Os projetos são financiados pelo MEC e por empresa, e com a contribuição não financeira da Universidade, que entra com seus pesquisadores e parque de laboratórios", comenta.
 
Acesse o resultado e mais informações no link.
 
EMBRAPII - é uma organização social que atua desde 2013 junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao MEC, apoiando instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, com foco nas demandas empresariais. Até julho deste ano, a Empresa já apoiou 1248 projetos e 861 empresas.

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais