Ir para o conteúdo

UFOP aprova doutorado em Letras e ICHS passa a contar com mestrado e doutorado de todos os cursos da unidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniel Tulher
Fachada do prédio histórico do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, com janelas e detalhes azuis, escadaria central, palmeiras ao redor e duas pessoas caminhando em direção à entrada sob céu azul com nuvens.
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovou, em sua última reunião ordinária, a criação do doutorado em Letras: Estudos da Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (Posletras). Com essa aprovação, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) passa a contar com mestrado e doutorado nos cursos de Educação, História e Letras, consolidando sua atuação na pós-graduação stricto sensu.
 
De acordo com a coordenadora do Posletras, professora Mônica Gama, a notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica. "Estávamos esperando desde o início do ano, e a aprovação vem acalmar o coração de muitos egressos do nosso mestrado que aguardavam a abertura do doutorado para continuarem seus estudos na UFOP", afirma. Para ela, o momento é simbólico: "Foi um verdadeiro presente de 15 anos, já que nosso mestrado iniciou em 2010."
 
A professora explica que o primeiro processo seletivo para o doutorado deve ocorrer em 2026, após a finalização dos trâmites administrativos junto ao Ministério da Educação (MEC). O curso terá duração de quatro anos e seguirá o mesmo modelo do mestrado, no qual o estudante escolhe uma das três linhas de pesquisa para desenvolver sua tese:
 
Linha 1: Literatura, Memória e Cultura: reúne trabalhos sobre produções literárias, poéticas e discursivas e sua interface com outras manifestações da cultura e da vida social (com destaque para o cinema, o teatro e a música), focando a compreensão da memória cultural; 
 
Linha 2: Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural: investiga diversas dimensões da linguagem, abrangendo estudos sobre as práticas discursivas entendidas como indispensáveis para o patrimônio cultural, em termos de seus processos de constituição e do estudo da tradução; 
 
Linha 3: Linguagem, Prática Social, Processo Educativo: congrega pesquisas que visam ao estudo de línguas, do campo literário e/ou dos sujeitos, abrangendo sua relação com o ensino.
 
O programa conta atualmente com 22 docentes permanentes e dois colaboradores, que desenvolvem pesquisas em parceria com estudantes de mestrado e doutorado. "Quem pretende ingressar já pode consultar o site do Posletras para conhecer as linhas e os projetos em andamento, o que é essencial para a elaboração do projeto de pesquisa", orienta Mônica Gama. Ela acrescenta que, embora as etapas do processo seletivo ainda não estejam totalmente definidas, a avaliação de projeto de pesquisa certamente estará entre os critérios de seleção.
 
Para o diretor do ICHS, professor Mateus Pereira, a criação do doutorado representa um marco para o Instituto e para a Universidade. "O doutorado em Letras fecha com chave de ouro a expansão da pós-graduação do ICHS, fazendo com que tenhamos programas stricto sensu com mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento ofertadas pelo Instituto", afirma. Segundo ele, a conquista aprofundará o vínculo da UFOP com o território dos Inconfidentes, fortalecendo a atuação acadêmica e social da instituição na região.
 
O POSLETRAS - O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (Posletras) foi criado a partir de uma iniciativa do Departamento de Letras da UFOP e teve sua proposta aprovada pela Resolução Cepe/UFOP nº 3.551, de 11 de março de 2009, e pela 108ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Capes. As atividades tiveram início em março de 2010, com a oferta de 15 vagas.
 
A partir de 2017, acompanhando a política de incentivo à produtividade e ao impacto das pesquisas na Universidade, o número de vagas foi ampliado para 30 por seleção anual. Agora, com a aprovação do doutorado, o programa se consolida como um importante espaço de formação e produção científica na área de Letras, ampliando as possibilidades de pesquisa e aprofundamento acadêmico dentro da UFOP.
 

Veja também

2 Dezembro 2025

O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no...

Leia mais

2 Dezembro 2025

O curso de Computação da UFOP realizou a quarta edição do Workshop de Computação, em comemoração aos 34 anos de...

Leia mais

1 Dezembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou duas conferências em eventos em...

Leia mais

28 Novembro 2025

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP realiza uma Avaliação Sensorial de Barras de Frutas Mistas...

Leia mais