Ir para o conteúdo

Revista científica divulga prêmios de reconhecimento da presença das mulheres na ciência

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A revista científica Nature lançou duas categorias de prêmios para fomentar o avanço da igualdade de gênero na comunidade científica: o Inspiring Science Award (Prêmio de Ciência Inspiradora) e o Innovating Science Award (Prêmio de Inovação em Ciência). Dez indicadas de cada categoria serão anunciadas em 24 de julho e cinco finalistas serão apresentadas em 4 de setembro. O anúncio das vencedoras ocorrerá entre outubro e novembro.

OS PRÊMIOS — Apesar de a premiação ser baseada no desempenho acadêmico, as profissionais que trabalham em circunstâncias adversas ou em regiões com acesso limitado à literatura científica não serão prejudicadas. A comissão organizadora garante que os jurados e a lista de selecionados terão representantes de todas as matérias do “STEM” — Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Inspiring Science Award encoraja cientistas em início de carreira, portanto receberá indicações de mulheres com menos de 10 anos de conclusão de doutorado. As pesquisadoras deverão ser indicadas por chefes de laboratório, chefes de departamento ou outros profissionais dos institutos onde atuam.

Já o Innovating Science Award não necessita de indicação prévia. Receberá inscrições de quaisquer indivíduos ou organizações que tenham impulsionado iniciativas para incentivar mulheres a se engajarem com assuntos STEM.

As cientistas e/ou organizações vencedoras receberão US$ 10.000 (dez mil dólares) para investir em suas pesquisas e US$ 5.200 (cinco mil e duzentos dólares) para divulgá-las.

REPRESENTATIVIDADE — O painel de jurados é composto por funcionários da Nature Research, cientistas acadêmicos e especialistas externos. De um total de 17 jurados, em ambos os prêmios, 15 são mulheres. As mulheres também são maioria entre os chamados “embaixadores”, pesquisadores que exibirão os prêmios e vencedores finais. Os embaixadores foram selecionados devido às suas contribuições no STEM e/ou por seu apoio à diversidade de gênero no STEM.

A revista britânica Nature é uma das revistas científicas com maior circulação no mundo. Distribui semanalmente cerca de 53 mil exemplares. A iniciativa está sendo patrocinada pela Estée Lauder Companies, empresa de cosméticos estadunidense.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de junho. Serão aceitas inscrições de cientistas que se autoidentificam como mulheres, fomentando ainda mais a discussão de gênero no âmbito científico.
 
Mais informações podem ser consultadas no site.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais