Ir para o conteúdo

Projetos da Escola de Educação Física recebem premiação nacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer, por meio da Associação Nacional de Pesquisadores em Estudos do Lazer (Anpel), premiou os trabalhos "Corpo brincante nas práticas sociais e de lazer nos jovens ouro-pretanos" e "Direito ao lazer e ao esporte no continente africano: um olhar para as constituições nacionais", ambos desenvolvidos por pesquisadores da Escola de Educação Física (EEF) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O prêmio garante a publicação dos artigos na Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL). 
 
A professora e pesquisadora dos projetos, Denise Falcão, afirma que receber essas premiações traz muita alegria: "Esse é um reconhecimento muito importante, a Anpel é uma referência para nós pesquisadores do campo do lazer". Denise também ressalta algumas percepções sobre o trabalho do Corpo Brincante: "Realizamos uma cartografia social, na qual buscamos compreender as relações e as práticas dos jovens ouro-pretanos. A partir desse mapeamento, percebemos que a maioria deles se situam nas comunidades e se envolvem em movimentos sociais e identitários, além de expressarem o sentimento de pertencimento ao território e o engajamento com políticas públicas". 
 
O segundo trabalho trouxe outras perspectivas. Segundo Denise, o objetivo foi analisar como o direito ao lazer e ao esporte se garante em democracias tão jovens. O estudo partiu do trabalho de conclusão de curso do aluno João Vitor de Souza. "Ele procurou compreender como esse direito é garantido nas constituições do continente africano. Foi um avanço e um desafio buscar essa relação. Entendemos que a garantia do lazer como direito impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo".
 
O trabalho "Corpo brincante nas práticas sociais e de lazer dos jovens ouro-pretanos" é oriundo do projeto de extensão "Corpo brincante: múltiplos olhares para as práticas de lazer, cultura e educação da cidade de Ouro Preto e redondezas", coordenado por Denise Falcão e pela discente Yana Marques. Já o trabalho "O direito ao lazer e ao esporte no continente africano: um olhar para as constituições nacionais" é de autoria dos professores da Escola de Educação Física (EEF) Bruno Ocelli, Denise Falcão e Héber Eustáquio de Paula, e do discente João Vitor de Souza.

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais