Ir para o conteúdo

Professores recebem prêmio internacional em Infraestrutura Computacional para Pesquisa Operacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Parte da tese de Samuel Souza Brito, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e professor do Departamento de Computação e Sistemas (Decsi) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a pesquisa propõe novas rotinas de programação para o resolvedor matemático CBC, melhorando consideravelmente seu desempenho na solução de problemas de otimização. O projeto é orientado pelo professor Haroldo Gambini Santos, do Departamento de Computação (Decom) da UFOP. 
 
Atualmente, o CBC é o resolvedor matemático de código aberto com um dos melhores desempenhos na solução de problemas da área de pesquisa operacional, sendo uma das principais alternativas à utilização dos resolvedores matemáticos comerciais, que em alguns casos podem ser economicamente inviáveis devido ao custo de suas licenças. É também amplamente utilizado na construção de outros softwares, como o Libre Office, uma suíte de aplicativos de código aberto para escritório que conta com mais de 200 milhões de usuários.
 
"Usando Grafos de Conflitos no Resolvedor COIN-OR Branch-and-Cut (CBC)" é o título do trabalho premiado na 15ª Coin-Or Cup, na semana passada, em Seattle (EUA), durante o Encontro Anual do Instituto de Pesquisa Operacional e Ciências da Administração (Institute for Operations Research and the Management Sciences - Informs).
 
COIN-OR Cup – A competição é organizada pela comunidade internacional de pesquisadores com o objetivo de desenvolver softwares de código aberto para auxiliar na solução de problemas da área da Pesquisa Operacional. A premiação acontece anualmente e objetiva difundir as contribuições e o uso eficaz delas. 
 
A sigla "COIN-OR" é formada a partir do termo em inglês "COmputational INfrastructure for Operations Research". O projeto foi criado em 2000 e conta com mais de 60 softwares desenvolvidos desde então, incluindo resolvedores matemáticos e algoritmos para modelagem e otimização de sistemas, visualização de dados, entre outros. 
 
Acesse a página oficial com os resultados da última edição. 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais