Ir para o conteúdo

Professores da UFOP integram parceria para aumentar doações de EPIs

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Desde o início de abril de 2020, os professores Vicente Amorim, do Departamento de Computação e Sistemas (DECSI), e Anliy Natsuyo Nashimoto Sargeant, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), ambos do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), procuraram atender às demandas por máscaras de proteção facial (face shields) para profissionais da área de saúde utilizando recursos próprios ou disponíveis nos laboratórios iMobilis, de pesquisa, e Incop, de extensão. 
 
A princípio, a capacidade de produção das face shields era limitada, devido à baixa quantidade de equipamentos e insumos disponíveis. De acordo com Vicente e Anliy, no início da pandemia a procura por materiais para confeccionar os protetores faciais foi grande, o que acarretou em aumento de preço e até na falta desses insumos no mercado. 
 
Para que a produção não parasse, a Cooperativa Sicoob Credimepi fez uma doação de recursos ao Hospital Margarida, em João Monlevade. Para os laboratórios da UFOP, a parceria permitiu que fossem destinadas três impressoras 3D e insumos como filamento PTGE e folhas de acetato. Com isso, a capacidade produtiva passou de cinco protetores por semana para cinco por dia. "As peças produzidas agora contam com um padrão de qualidade que garante mais conforto e segurança aos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia", afirma Anliy. 
 
Para adquirir mais recursos e melhorar a qualidade da confecção, a equipe submeteu o projeto aos editais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) para ações no combate ao coronavírus e foi contemplada com financiamento da UFOP. 
 
"As impressoras 3D permitem a confecção das peças plásticas que fornecem suporte para a folha de acetato, ambas compondo o face shield. Entretanto, as folhas eram cortadas ainda manualmente, o que dificultava a confecção em maior número, além da dificuldade em se conseguir um padrão e qualidade. Com o aumento no número de impressoras, aumentamos a capacidade produtiva, entregando mais máscaras aos profissionais da saúde", explica Vicente. 
 
Antes dos investimentos, a equipe totalizou 51 face shields entregues ao Hospital Margarida. Com a parceira, só em dezembro de 2020 foi possível fazer a entrega de 40 para o hospital, além de outras 60 peças prontas para serem montadas.  
 
Além do hospital, a equipe também fez doações para laboratórios de análises clínicas do município de João Monlevade, para um asilo e para o curso de Medicina da UFOP, totalizando até o momento 138 face shields entregues. 

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais