Ir para o conteúdo

Professores da UFOP estão entre os mais influentes do país

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Alice Carpes
Na 1ª edição do ranking publicado pela Research.com, uma das principais plataformas internacionais de pesquisa acadêmica, dois professores da UFOP apareceram entre os 30 melhores do país em suas áreas de atuação.
 
O professor emérito do Departamento de Geologia (Degeo) Fernando Flecha de Alkmim foi classificado como 19º melhor cientista na área de Ciência da Terra no ranking nacional e aparece em 4211º no ranking mundial. Já na área de Imunologia, o professor Alexandre Barbosa Reis, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Cbiol), ocupa a posição de 27º no ranking nacional e 3459º no ranking mundial.
 

279086415_4674629565974790_6997932916620796438_n.png

Redes Sociais
Professor Fernando Flecha de Alkmim
Fernando Alkmim é graduado em Engenharia Geológica pela UFOP e possui doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Técnica de Clausthal (Alemanha). Permaneceu como docente do Degeo de 1985 até 2016, atuando como professor, orientador e pesquisador na graduação e pós-graduação. Em 2021, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Atualmente é professor voluntário e pesquisador do Degeo.
 

professor_alixandre_0.jpg

Amanda Sereno
Professor Alexandre Reis
Já o professor Alexandre Reis atualmente faz parte do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia e é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP, além de exercer um papel fundamental no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, uma das ações da Universidade de combate à covid-19. É graduado em Farmácia pela UFOP e possui doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
 
A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, comentou a boa colocação dos professores no ranking da plataforma Research: "É muito orgulho para a UFOP ter esses dois professores destacados como grandes pesquisadores do Brasil, o que reforça a competência de nosso quadro docente".
 
A Research.com utiliza o "índice h" para ranquear os acadêmicos. O cálculo desse índice leva em consideração a proporção das contribuições e publicações feitas na área de atuação e outras realizações dos cientistas. O professor Alexandre foi avaliado pelo site com 42 pontos, tendo 118 artigos publicados ao longo de sua carreira e 5.684 citações em outros trabalhos científicos. Já o professor Fernando contabilizou 34 pontos, com 88 artigos divulgados e 5.462 citações.
 
 

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais