Ir para o conteúdo

Professor do curso de Economia da UFOP apresenta trabalho no Reino Unido

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Diogo Ferraz apresentou o artigo "Does Small Firm Dynamic Matter for Occupation Diversity? Evidence from Brazil" na 35ª Conferência Anual da European Association for Evolutionary Political Economy (Eaepe), que ocorreu em Leeds, na Inglaterra. O orientando do docente, Gilberto Dias Paião Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), também expôs seu trabalho no evento.
 
O estudo, fruto da dissertação de mestrado do orientando Alan Bueno, analisou o impacto da dinâmica das micro e pequenas empresas na diversificação ocupacional no Brasil. Para isso, foram analisadas 558 microrregiões brasileiras do setor industrial entre 2003 e 2015 e utilizados até seis modelos econométricos. A conclusão é a de que a dinâmica das micro e pequenas empresas impacta positivamente a diversidade ocupacional no Brasil, criando uma gama mais ampla de tipos de empregos. Além disso, verificou-se que a frequência da mudança de microempresas para pequenas empresas aumenta a diversidade de ocupações no setor industrial brasileiro.
 
Já o artigo "The Impact of Export Diversification on Economic Growth: a systematic literature review", fruto da pesquisa de mestrado de Gilberto, teve como objetivo sistematizar a literatura internacional de periódicos de alto impacto sobre diversificação de exportações e crescimento econômico. Para isso, foi utilizado um protocolo de pesquisa para operacionalizar a revisão na base de dados Web of Science, além de uma técnica bibliométrica por meio do software Vosviewer. A amostra inicial abrangeu 148 artigos, sendo que 95 exploraram os fenômenos em análise.
 
O professor Diogo ressalta a importância do evento, um dos principais congressos europeus na área de Economia. Segundo ele, "foi importante participar do congresso para divulgar o trabalho da UFOP para a comunidade científica internacional e estreitar laços com pesquisadores europeus".
 
Confira os artigos do professor e de seu orientando

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais