Ir para o conteúdo

Professor da UFOP apresenta pesquisa em Seminário Internacional de Políticas Culturais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Carvalho
O professor Adriano Medeiros da Rocha, do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, apresentou o artigo "A política cultural em uma IFES do interior e o projeto WebCINETV UFOP: pesquisando e fazendo cinema e audiovisual através da universidade pública brasileira" durante o 12º Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
 
A pesquisa apresentada é fruto das investigações realizadas no pós-doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). O professor analisa o Plano de Cultura da UFOP e a constituição e evolução do projeto "WebCINETV UFOP: criação em linguagem audiovisual afirmativa, experimental e de formação humanística". A iniciativa, que envolve atividades de pesquisa, criação e extensão, é coordenada pelo pesquisador desde 2020 e tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) através do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic).
 
O objetivo do seminário é acompanhar, refletir e debater sobre o desenvolvimento das políticas públicas de cultura no Brasil e seus temas mais relevantes, como a Política Nacional de Cultura Viva, a participação social, o Sistema Nacional de Cultura e a Política Nacional das Artes. O encontro aconteceu entre os dias 16 a 20 de outubro, após um hiato de três anos, e reuniu especialistas e pesquisadores de todas as regiões do Brasil, além da Inglaterra, Moçambique, Argentina e Paraguai.
 
Para conferir mais informações e as publicações originarias do evento, é só acessar o site da Fundação Casa de Rui Barbosa.
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais