Ir para o conteúdo

Professor da UFMG promove palestra sobre Política de Periódicos na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde
Na última sexta (18), o professor da UFMG Sérgio Cirino apresentou o projeto "Política de Periódicos para Minas Gerais", no auditório do ICEB. A pesquisa tem iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e tem o objetivo de elaborar critérios específicos para a gestão de pesquisas científicas, qualificar e aumentar a visibilidade dos periódicos de Minas Gerais, com base no mapeamento das publicações já existentes, com a criação de uma plataforma digital.

A pesquisa começou a ser coordenada por Sérgio em 2013 com o desenvolvimento de uma política de periódicos especialmente para a UFMG, quando a FAPEMIG demonstrou o interesse em produzir algo semelhante. O projeto conta com grupos de trabalho formados por representantes da UFOP, UFU, UFMG, UFSJ e Universidade FUMEC que atuam como a ligação entre as universidades, a FAPEMIG e a Política de Periódicos. 

O representante da UFOP, Frederico Mello, professor do curso de Jornalismo, comentou os objetivos da implantação da política de periódicos na Universidade. "Podemos estender a ideia da política de periódicos para uma política de comunicação científica dentro da Universidade, com divulgação das pesquisas e dos trabalhos defendidos na pós-graduação." 

Sérgio caracteriza a visibilidade como um dos principais benefícios da implantação de uma política de periódicos nas universidades. "As atuais mídias sociais são formas de dar visibilidade a essa produção de alta qualidade das universidades. Nós precisamos ter ações para tornarem públicos os periódicos."

No segundo semestre deste ano, será criada a "Rede Mineira de Periódicos", com o objetivo de melhorar as produções com base na contribuição dos participantes do projeto. A ideia é inédita no Brasil e irá promover fóruns de discussão. 
 

imagem2.jpg

Letícia Conde
Participantes da palestra com o professor Sérgio Cirino (centro)
 
Para conhecer mais sobre a pesquisa acesse o site.

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais