Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP participam de Painel Científico pela Amazônia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print portal Painel Amazon

O Painel Científico pela Amazônia (SPA), coordenado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN), discute soluções sustentáveis para a Amazônia por meio de uma avaliação científica do estado dos diversos ecossistemas da região, das causas e tendências de mudanças climáticas e de uso da terra.

A próxima reunião do Painel acontecerá on-line em 3 de setembro. Haverá um debate sobre as possibilidades de criação de uma bioeconomia baseada na biodiversidade e em conhecimentos indígenas.

PARTICIPAÇÃO DA UFOP - Em 2021, o painel lançará uma revisão científica com mais de 20 capítulos que conta com a participação dos professores do Departamento de Geologia da UFOP Gustavo Melo e Pedro Val. Os pesquisadores contribuem com o primeiro capítulo da publicação, intitulado "Geological history and geodiversity of Amazonia".

O capítulo vai delinear a evolução da Amazônia e como ela chegou ao que atualmente representa do ponto de vista geológico. "Isso é um dos passos mais importantes para entender como a Amazônia gerou a maior biodiversidade continental do planeta. Esse report vai relatar os principais desafios científicos, as fronteiras do conhecimento e o porquê de ser tão importante investir em obter esse conhecimento do ponto de vista estratégico para os países que compartilham a Amazônia, além da sua importância para o planeta", explica Pedro.

AMAZÔNIA - Abrangendo oito países e um território e abrigando mais de um décimo de todas as espécies do planeta, a Amazônia está ameaçada por desmatamento, incêndios, mineração, exploração de petróleo e gás, grandes barragens para geração hidrelétrica e invasões ilegais. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais