Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP participam de e-book sobre agroecologia e alimentação escolar

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O Grupo de Pesquisa em Gestão e Formação Profissional (Geforp) do Instituto Federal de Minas Gerais  (IFMG) – Ribeirão das Neves produziu o e-book "Agroecologia na Alimentação Escolar: a produção agroecológica contribuindo com a construção dos saberes". A obra é resultado do projeto "Alimentação Escolar e Agricultura Familiar em organizações ligadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar em municípios de Minas Gerais".
 
O livro foi escrito de forma colaborativa por pesquisadores do IFMG e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (Gepaas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelas pós-graduandas Amanda Leão Cardoso e Letícia de Oliveira Cornélio, do Programa Ecologia de Biomas Tropicais da UFOP, e Anabele Pires Santos, estudante do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição da UFOP e membra da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo Minas Gerais.
 
Para as três pesquisadoras da UFOP, a participação em projetos como esse "reafirma o compromisso que a Universidade possui de fomentar atividades de pesquisa e extensão que objetivem o fortalecimento da economia local por meio da diversificação das suas estruturas produtivas, sendo a produção familiar agroecológica uma atividade com grande potencial de gerar o desenvolvimento local".
 
O e-book visa informar e provocar, na sociedade, uma reflexão acerca da relação entre a oferta da alimentação escolar, a agricultura familiar e a agroecologia. Além disso, o material disponibiliza orientações e elementos que favorecem uma melhor compreensão da temática para sua aplicação no contexto escolar e um repertório de informações acerca da produção familiar agroecológica e sua relação com a alimentação escolar.
 
"A realização de projetos como esse tem um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional dos escolares de toda a rede pública de ensino, ao permitir uma melhor oferta de alimentos regionais, saudáveis e in natura", asseguram as pesquisadoras. Elas também comentam que a participação nesse tipo de iniciativa permite o desenvolvimento de uma consciência social, que retrata um compromisso político com a sociedade, tendo em vista que um dos objetivos das atividades acadêmicas consiste em atender aos anseios da sociedade, propondo ações e resoluções que valorizem os saberes, a cultura e os potenciais locais.
 
O livro pode ser acessado na íntegra aqui.

 

Veja também

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais