Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP lançam livro sobre nanotecnologia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nanopartículas são utilizadas em processos de biorremediação do solo e desinfecção do ar. Na área da saúde, nanotubos de carbono auxiliam na regeneração óssea e nanopartículas de prata são associadas a pomadas para combater infecções e potencializar o processo cicatrizante. Esses são apenas alguns exemplos do que vem sendo feito com a nanotecnologia, ainda pouco conhecida por grande parte da sociedade. 
 
Com a proposta de divulgar essas temáticas, o professor Breno de Mello Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Cbiol), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), juntamente com as alunas Cyntia Silva Ferreira (pós-doutoranda) e Samara Mayra Soares Alves dos Santos (mestranda), produziu o  livro “Conexão Nanotecnológica: da bancada para a sala de aula”.
 

texto.jpg

Vanessa Oliveira
A equipe produtora do livro "Conexão Nanotecnológica: da bancada para sala de aula"
 
A obra reúne diversos exemplos de produtos nanotecnológicos, com suas potencialidades e suas limitações em 18 capítulos e foi organizada durante a disciplina “Nanobiotecnologia aplicada à saúde humana e animal”, ministrada pelo professor Breno para os alunos da Pós.
 
Nela, o professor apresenta um histórico sobre o desenvolvimento da nanobiotecnologia, explica conceitos importantes da área assim como as técnicas de síntese e aplicações desse material nanotecnológico na saúde humana e animal. Além disso, na disciplina também são estudados conceitos de biorremediação ambiental, que neste período, foi o tema central do livro produzido pelos alunos. “A ideia era pegar esse conhecimento, que muitas vezes é mais denso, e explicar de forma mais didática e simplificada", explica Breno.
 
 Para a doutoranda Cyntia, esse tipo de atividade funciona como um laboratório de produção textual, além de proporcionar a experiência de publicação de uma obra diferente dos artigos acadêmicos.
 
A disciplina não é vinculada a nenhum laboratório específico e recebe contribuição de alunos de vários laboratórios e áreas diferentes, desde as ciências biológicas às engenharias, reforçando a interdisciplinaridade.
 
O livro está disponível de forma gratuita no site da Editora Fi

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais