Ir para o conteúdo

Pesquisa vai mapear fatores associados ao afastamento do trabalho dos servidores da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Direcionado a todos os servidores efetivos da Universidade, o questionário é parte da pesquisa que tem por objetivo subsidiar o desenvolvimento de intervenções de promoção à saúde nos espaços laborais. O formulário foi enviado para o e-mail institucional de docentes e técnicos administrativos, mas também pode ser acessado aqui. O tempo médio estipulado para a resposta é de 5 minutos. 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) e enfermeira da UFOP, Deisyane Bouzada comenta que a experiência como integrante da equipe multidisciplinar do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) motivou a pesquisa. "Acompanhei com receio o aumento dos casos de afastamento do serviço por transtornos mentais e comportamentais entre os anos de 2011 a 2019. Entre eles, os motivos relatados mais comuns foram a ansiedade, o estresse e o alcoolismo", relata. 

Em primeiro momento, o questionário seria aplicado, individualmente, aos servidores em afastamento, ou que precisaram se afastar das atividades laborais, durante o período estipulado pela pesquisa. "No entanto, com o advento da pandemia do novo coronavírus precisamos modificar o método de aplicação. Decidimos, então, que seria interessante a participação de todos".

A pesquisadora entende que a partir do questionário on-line será possível entender a percepção do servidor sobre seu afastamento, analisar se a causa tem relação com o ambiente de trabalho, avaliar o nível de estresse durante a realização das atividades laborais e, finalmente, saber se os servidores mantém uma rotina regular de atividades físicas. 

Para isso, o questionário foi estruturado em três etapas: na primeira são coletadas as informações de saúde e dados sociodemográficos dos entrevistados; na segunda é aplicada a Job stress scale ("escala de estresse no trabalho", em tradução literal) — medida utilizada em estudos epidemiológicos que permite buscar no ambiente social de trabalho as fontes do estresse; já na terceira e última etapa é determinado o nível das atividades físicas praticadas.

TRANSTORNOS MENTAL E COMPORTAMENTAL – São reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde e estão dispostos no artigo V da lista CID 10, Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Segundo a OMS, os transtornos mentais e comportamentais são considerados quadros clínicos quando implicam em alterações da capacidade cognitiva e do humor (oscilação drástica das emoções), impedindo ou dificultando o desenvolvimento das funções pessoais e sociais do indivíduo.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais