Ir para o conteúdo

NTI divulga novo Sistema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

O Sistema Integrado de Solicitação Online de Fichas (SIOF) é uma ferramenta que visa oferecer um serviço inovador e efetivo na elaboração e catalogação de materiais ainda não publicados, provenientes da produção intelectual da UFOP (trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação latu e stricto sensu), com o intuito de satisfazer as necessidades da comunidade acadêmica. 

Essa versão integra o sistema de fichas ao banco de dados da UFOP, buscando uniformizar os termos utilizados pelos departamentos e cursos de graduação e pós-graduação, minimizando erros. Além de possuir novas funcionalidades, como a seleção de quantos coorientadores e coautores forem necessários e o preenchimento automático de informações dos usuários existentes no sistema de dados, o SIOF manterá uma inter-relação com o usuário em um processo mais dinâmico para solicitação, correção, envio por e-mail e impressão ou download das fichas. 

"O SIOF irá padronizar e agilizar a produção de fichas catalográficas, e, com o vocabulário controlado que ainda estamos estudando e desenvolvendo, a identificação de assuntos específicos ficará ainda mais eficaz", explica a coordenadora do projeto, Maristela Sanches Lima.

O sistema, que é projetado pelo Núcleo de Tecnologia e Informações (NTI), dirigido por Abelard Ramos Fernandes, e gerenciado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin), dirigido por Gracilene Maria de Carvalho, ainda está em fase de testes, com previsão para ser implementado em junho. 

whatsapp_image_2019-05-07_at_15.02.11.jpeg

NTI
Bibliotecárias da UFMG


UFMG - A UFOP recebeu a visita de bibliotecárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para uma conversa a respeito da elaboração do novo SIOF, a nova metodologia para a aquisição de acervos bibliográfico e os procedimentos para a assinatura das normas da ABNT. O objetivo da troca de experiências é otimizar o processo de implantação da tecnologia na instituição, como assinala Gracirlei Lima, bibliotecária da Escola de Engenharia: "Vim aqui com o intuito de levar projetos novos pra UFMG".

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais