Ir para o conteúdo

NITE realiza palestra sobre Propriedade Intelectual

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A palestra sobre propriedade intelectual foi realizada na quinta (1º), no auditório Fundação Gorceix da Escola de Minas. O objetivo do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) é divulgar o trabalho realizado e conscientizar os pesquisadores da UFOP sobre a importância de se proteger os ativos de propriedade intelectual (patente, marca, desenho industrial etc.). 

A palestra foi ministrada pela coordenadora administrativa do Núcleo, Izabel da Silva, com o auxílio do servidor técnico-administrativo, Jorge Ferreira. Izabel explicou o tema em linhas gerais e esclareceu como se dá a proteção de patentes dentro da UFOP. 

O professor e pesquisador da UFOP Marcílio Freitas, um dos participantes da palestra, comentou que acha importante a proteção de propriedade intelectual para que "os trabalhos feitos e pesquisados não sejam usados por terceiros sem o devido reconhecimento".

Propriedade intelectual é o resultado das pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade. O tipo de serviço mais comum é a proteção de patentes de invenção, marcas institucionais e programas de computador, ou seja, o Núcleo trabalha com procedimentos para proteção de direitos e transferência de tecnologia de interesse institucional.

Alguns dos procedimentos utilizados para a proteção de patentes são: pesquisa prévia nas bases de patentes nacionais e internacionais; avaliação da novidade apresentada pela pesquisa e elaboração, junto ao pesquisador, de um relatório descritivo sobre os testes realizados e resultados alcançados; depósito da patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por conceder ou não a carta-patente. 
 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais