Ir para o conteúdo

Livro com participação de professores do Jornalismo é lançado em aula inaugural

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Anderson Medeiros

A obra "Cidadania Digital - a conexão de todas as coisas" foi organizada por Marina Magalhães, Massimo di Felice e Thiago Franco e conta com textos dos professores do Departamento de Jornalismo da UFOP Evandro Medeiros, Adriana Bravin e Lara Linhalis. O lançamento aconteceu na quarta-feira (30), na aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), e contou com a participação da professora Marina, que leciona na Universidade Federal do Amazonas (UFam).

design_sem_nome_52.png

Anderson Medeiros
O lançamento aconteceu no Icsa, em Mariana.
A publicação é resultado dos trabalhos apresentados nas mesas e conferências do 3º Congresso Internacional de Cidadania Digital. O grupo de pesquisa da UFOP "Emergências: Coletivo de Pesquisa, Extensão e Ativismo em Comunicação" é responsável pelo capítulo intitulado "Jornalismos possíveis: comunicação pelo equívoco e traduções de mundo”. Evandro explica que o texto dos professores da UFOP faz “um apanhado das coisas que nos unem e da ideia da comunicação pelo equívoco, que é pensar pela diferença a partir dos povos originários e de outros lugares com outras saídas".

Marina conta que a organização do livro partiu do desejo de compartilhar com a sociedade as reflexões provocadas pelos debates ocorridos ao longo do Congresso e pela experiência de imersão na região amazônica. "Também foi uma oportunidade de reunir contribuições de pesquisadores de diversas partes do país, a partir de áreas de conhecimentos distintas — educação, comunicação, saúde, cosmologias amazônicas etc. — sobre as novas formas de participação e cidadania experienciadas em comunhão com o digital", diz.
 
A obra já foi lançada em Parintins, município do Amazonas, onde os professores Evandro e Marina realizaram uma pesquisa de campo, e na Unisinos LAB, no II Encontro de Imersão em Pesquisa Atopos-USP & GPe-dU-Unisinos. O próximo lançamento é no dia 9 de setembro, no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Belo Horizonte.

O livro é fruto do Projeto Cidadania Digital, aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e pode ser adquirido pelo site da Editora Alameda.

 
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais